Rio Artrock Festival ajuda a resgatar o Nektar

Estadão

23 de maio de 2011 | 16h32

Marcelo Moreira

Já escrevemos aqui que o Rio de Janeiro é o túmulo do rock, em razão do menor interesse em relação ao resto do Brasil no gênero musical. Em total contradição, dá para dizer claramente que o Estado do Rio de Janeiro é a casa do rock progressivo no país, graças ao Rio Artrock Festival, obra de do abnegado jornalista carioca Leonardo Nahoum, que pilota o selo musical Rock Symphony.

Graças ao festival é que a carreira de uma grande banda progressiva ingelsa renasce mais uma vez. O Nektar chegou a rivalizar com o King Crimson e Gentle Giant como o mais experimental grupo de rock progressivo da década de 1970, mas acabou não obtendo o mesmo êxito e teve vários hiatos desde então.

Para marcar os 40 anos de criação do Nektar, chega ao mercado uma versão expandida de uma das obras-primas da banda, “Remember the Future”, d3 1974.

E o mais legal desta edição é que o CD bônus traz uma gravação ao vivo feita em Niterói, no Rio de Janeiro, em 2007, em uma das edições do Rio Artrock Festival, que ocorre desde 1996. No primeiro CD, temos como bônus versões ao vivo das duas faixas que compõem o álbum.

Não se sabe se foi para tirar sarro ou não, mas o informe oficial de relançamento traz a seguinte frase:  “…an entire LIVE performance recorded in Brazil (where Nektar is bigger than Pink Floyd)” – “performance ao vivo gravada no Brasil, onde o Nektar é maior do que o Pink Floyd”. Sabe-se lá de onde tiraram essa informação.

Seja como for, o festival de rock progressivo carioca, ainda que seja underground e tenha pouca visibilidade no Brasil, possibilitou ao Nektar dar um respiro e voltar ao mercado com um bônus fantástico para uma de suas obras.

O evento já trouxe mais de 70 artistas aos palcos cariocas, entre eles grandes nomes nacionais e estrangeiros como Focus, Banco del Mutuo Soccorso, Le Orme, Nektar, Caravan, Wishbone Ash, Hawkwind, Trettioåriga Kriget, Violeta de Outono, Evolución, Anekdoten, Témpano, Ankh e Nexus.

Lista das músicas:

CD 1

01. Remember The Future Part One
02. Remember The Future Part Two
Bonus Tracks
03. Remember The Future Part One (live)
04. Remember The Future Part Two (live)

CD 2 “Vivo Niteroi” (Live in Brazil)

01. A Tab In The Ocean
02. Desolation Valley
03. Cast Your Fate
04. The Debate
05. Man In The Moon
06. Good Day
07. Woman Trouble

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.