Ringo Starr empolga fãs com hits dos Beatles em SP

João Paulo Carvalho - O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O legado dos Beatles se mantém. O fato foi mais uma vez confirmado na noite deste sábado, 12, na apresentação de Ringo Starr no Credicard Hall em São Paulo. Mesmo cantando as músicas um tom abaixo, o ex-baterista dos Beatles Richard Starkey Jr. esbanjou simpatia e interagiu com os fãs durante toda a apresentação.

PUBLICIDADE

De camisa verde com os rostos dos Fab Four estampados, o ex-baterista dos Beatles subiu ao palco pontualmente às 20h30, confirmando a precisão britânica tão bem conhecida. Com duas baterias estrategicamente montadas, Ringo mostrou que não se importa em ser coadjuvante mesmo quando todos os holofotes estão direcionados a ele.

"Boa noite, São Paulo", gritou antes de abrir o show com It Don't Come Easy, música composta em parceria com o amigo e também ex-beatle George Harrison. "É maravilhoso estar aqui", disse ainda esboçando algum grau de seriedade. "Vamos lá", complementou ao invocar o primeiro grande momento beatlemaníaco da noite, com Honey Don't, canção de Carl Perkins, gravada pelos Beatles no álbum Beatles for Sale (1964).

Aos 71 anos, Ringo, que teve uma infância bastante debilitada por conta dos graves problemas de saúde - primeiro sofreu uma crise de apendicite e posteriormente uma pneumonia - apresenta bastante vitalidade no palco, apesar de seu "jeitão travado".

Acostumado a ser deixado de lado pelas inevitáveis comparações a Lennon, McCartney e Harrison, Ringo cede parte do espetáculo aos colegas de sua All Star Band. E isso não quer dizer falta de repertório, já que grandes sucessos dos Beatles ficaram de fora do set list. Canções como Don't Pass Me By, do Álbum Branco (1968) e Octopus's Garden (Abbey Road - 1969) não foram lembradas, apesar da insistência do público.

Publicidade

A All Star Band, que conta com Rick Derringer (guitarra), Wally Palmar (guitarra; ex-The Romantics), Edgar Winter (teclado; irmão do guitarrista Johnny Winter), Gary Wright (teclado; ex-Spooky Tooth), Richard Page (baixo; ex-Mr. Mister), Mark Rivera (saxofone) e Gregg Bissonette (bateria), executou uma série de músicas não tão empolgantes. Caso da instrumental Frankenstein.

A banda não é ruim no quesito qualidade técnica, mas dá uma quebrada no ritmo beatlemaníaco inevitável do show, já que Ringo assume as baquetas e se contenta com um posto que sempre foi seu.

A apresentação, entretanto, ganha novo fôlego com outros clássicos dos Beatles e de sua carreira solo como I Wanna be your Man, Act Naturally e Photograph. Em Yellow Submarine, balões amarelos tomaram conta do Credicard Hall e promoveram um clima nostálgico entre pais e filhos, que se abraçavam e cantavam em coro.

Ringo também não perdeu a chance de promover algumas piadinhas. Quando ele disse que tocaria uma canção de sua antiga banda, ele mesmo acalma o ímpeto do público: "Rory Storm and the Hurricanes (a banda que participou antes dos Beatles). "Não é o grupo que vocês estavam esperando", dando início a batida de Boys.

O show do baterista não tem telões ou qualquer efeito que costuma fazer parte das grandes turnês da atualidade, mas revive, ainda que de forma despojada e extrovertida, o espírito da banda que revolucionou toda uma geração.

Publicidade

Saudosismo este que fica ainda mais presente com o toque de camaradagem inspirador da última música do show: With a Little Help From My Friends. O público ensandecido não parava de aplaudir. É o que acontece quando se tem o privilégio de ver dois Beatles em um período de um ano. A música agradece. Os fãs mais ainda.

Ringo volta a se apresentar em São Paulo neste domingo, 13, no Credicard Hall. A turnê com a All Star Band, que já passou por Porto Alegre, e ainda inclui o Rio de Janeiro, em 15 de novembro, Belo Horizonte, 16, e Brasília, 18, e Recife, em 20 de novembro.

Set list

It Don't Come Easy

Honey Don't

Publicidade

Choose Love

Hang on Sloopy

Free Ride

Talking in Your Sleep

I Wanna Be Your Man

Publicidade

Dream Weaver

Kyrie

The other side of Liverpool

Yellow submarine

Frankenstein

Publicidade

Peace Dream

Back off Boogaloo

What I Like About You

Rock and Roll, Hoochie Koo

Boys

Publicidade

Love is Alive

Broken Wings

Photograph

Act Naturally

With a Little Help From My Friends

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.