Raul Seixas à espera do trem

Estadão

11 de setembro de 2011 | 22h32

Edmundo Leite
 
Sempre lembrados como a década do rock brasileiro, os anos 80 não foram muitos felizes para aquele que é considerado o pai da criança.  Enquanto seus filhos renegados dominavam paradas e vendas de discos, o quarentão Raul se esforçava para mostrar o vigor dos velhos tempos.  
 
Depois de voos rasantes por três gravadoras, a varejeira vinda da Bahia acabou pousando por mais tempo na sertaneja Copacabana, pela qual lançaria seus dois últimos trabalhos solo, de volta agora numa caixinha da série Bilogia.  Aos trancos e barrancos, depois de quase um ano de estúdio, Raul conseguiu concluir “Uah-Bap-lu-bap-lah-béin-bum!” (1987) e emplacar seu último grande sucesso, “Cowboy Fora da Lei”.  
 
Se não contava mais com o time de feras que sempre o acompanhou nos álbuns anteriores, a companhia da guitarra de Rick Ferreira garantiu a levada country dos primórdios que Raul queria reafirmar em contraponto aos teclados oitentistas, embora uma estranha bateria eletrônica possa ser ouvida.  
 
 
Nas letras, a parceria com Claudio Roberto apostava na ironia e punha de lado o esoterismo, presente só na equivocada versão em inglês da setentista “Gita” .  Na ótima “Canceriano sem lar”,  Raul resumia o seu estado de espírito: “Pergunto a nuvem preta quando o sol vai brilhar/ Estou deitado em minha vida/ E o soro que me induz a lutar… “
 
A nuvem que continuou a ofuscar a luz de Raul pode ser vista no segundo disco, “Pedra do Gênesis” (1988), onde pouco se salva.
 
UAH-BAP-LU-BAP-LAH-BÉIN-BUM!/A PEDRA DO GÊNESIS
EMI/COPACABANA
Preço médio: R$ 42
 

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