Rápidas notas do cenário metálico

Estadão

08 de agosto de 2011 | 12h00

 Marcelo Moreira

– Um dos projetos mais legais do rock pesado brasileiro sofreu uma baixa. O vocalista do Sepultura, Derrick Green, não é mais integrante do Musica Diablo, que lançou um excelente álbum no ano passado. De acordo com o guitarrista André NM, Derrick e a banda chegaram à conclusão que não era mais possível ele continuar por conta dos compromissos do Sepultura. O grupo já trabalha em músicas para o segundo álbum, mas procura novo vocalista.

– O Iced Earth já tem novo vocalista. Stu Block é o nome escolhido para substituir Matt Barlow, que saiu mais uma vez da banda no começo deste ano – já havia deixado o grupo em 2003.  Block cantou na banda Into Eternity e fez alguns shows na europa e nos Estados Unidos entre abril e junho deste ano, mas ainda não tinha sido efetivado. O cantor já está gravando as músicas do álbum “Dystopia”, que deve ser lançado em outubro. Barlow alegou problemas de agenda com suas atividades pessoais para seguir com a banda liderada pelo guitarrista Jon Schaeffer.

 – Após 16 anos de carreira, a banda norte-americana Six Feet Under finalmente virá ao Brasil. A produtora Dark Dimensions orgulhosamente acaba de confirmar, até o momento, única apresentação do grupo no país. O show está agendado para 20 de novembro, no tradicional Hangar 110, em São Paulo. Antes de descer à América do Sul, o grupo passará os meses de Julho e Agosto excursionando pelos Estados Unidos para divulgar “Graveyard Classics 3”, disco tributo à diversas bandas que influenciaram o Six Feet Under. Lançado pela gravadora Metal Blade, o disco tem recebido diversos elogios da imprensa especializada.  O atual lineup do Six Feet Under consiste em Chris Barnes (vocal, ex-Cannibal Coprse), Steve Swanson (guitarra), Rob Arnold (guitarra, Chimaira), Matt DeVries (baixista contratado, Chimaira) e Kevin Talley (baterista, Chimaira, Daath, Misery Index).

– “Thrashfest Classics” será o nome da turnê Sepultura, Exodus e Destruction fazem turnê em conjunto pela Europa entre novembro e dezembro deste ano, contando com 24 shows até agora agendados. Há previsão que a turnê se estenda também para os EUA e a América do Sul, mas até agora não há nada fechado. Os shows também contaram com a abertura da banda de thrash americana Heathen.

 – Um verdadeiro time dos sonhos do metal holandês anunciou que fará três apresentações no Brasil no segundo semestre. A banda Mayan é formada por Simone Simons (vocal Epica), Mark Jansen (vocal Epica), Isaac Delahaye (guitarra Epica, ex-God Dethroned), Frank Schiphorst (guitarra Symmetry), Rob van der Loo (baixo ex-Delain, ex-Sun Caged), Jack Driessen (teclado ex-After Forever), Ariën van Weesenbeek (bateria Epica, ex-God Dethroned) e Laura Macri (cantora de opera italiana).  Caso a Floor Jansen, vocalista do ReVamp e ex-After Forever, se restabeleça a tempo de sua enfermidade, ela provavelmente também fará parte da banda.

A produtora Dark Dimensions agendou, até o momento, shows nas cidades de  São Paulo (26/11 – Carioca Club), Rio de Janeiro (27/11 – Fundição Progresso) e Curitiba (28/11 – Music Hall).  No repertório dos shows realizados na Europa, o Mayan, além de músicas próprias, tem intercalado composições do Epica e After Forever. Neste momento, a banda está em turnê de divulgação do álbum “Quarterpast” lançado pela gravadora Nuclear Blast.

 

– O projeto Soulspell Metal Opera, criado pelo baterista Heleno Vale e uma das grandes iniciativas do metal nacional da atualidade, anunciou recentemente o time de estrelas internacionais que vai participar do próximo álbum: a vocalista Amanda Somerville (Avantasia, Kiske-Somervile), o baixista Markus Grosskopf (Helloween), Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), o cantor Tim “Ripper” Owens (Yngwie Malmsteen, Beyond Fear, Judas Priest, Iced Earth), o cantor Mike Vescera (ex-Yngwie Malmsteen) e o multi-instrumentista Rollie Feldman (Circle II Circle). Vale pretende anunciar mais convidados em breve.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: