PUBLICIDADE

Rap e hip hop de luto por Adam MCA Yauch

Roberto Nascimento

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Adam Yauch, um dos três integrantes do seminal grupo de hip hop Beastie Boys, morreu, aos 47 anos. A notícia foi divulgada ontem. Também conhecido pelo pseudônimo MCA, Yauch batalhava contra um câncer em uma glândula salivar desde 2009. O rapper não esteve presente na cerimônia de nomeação do grupo no Rock and Roll Hall of Fame, em abril.

PUBLICIDADE

 Yauch criou os Beastie Boys junto a Mike "Mike D" Diamond e Adam "Ad-Rock" Horowitz, em 1979. A banda começou tocando punk rock mas logo passou a experimentar com batidas e rimas. O sucesso chegou em 1986, com Licensed to Ill e foi ampliado com clássicos como Paul's Boutique, Check Your Head e Ill Communication.

Em 2006, o rapper disse ao Estado: "A arte hoje em dia é muito relacionada com a quantidade de dinheiro que faz circular. Não é que eu ache que a arte seja inútil, mas acho que ela pode ser mais interessante se tiver apenas a proposição de fazer sorrir, ou causar raiva, nem que seja por um dia. Isso é o mais importante."

Esqueça aquele tipo de rap feito de bravatas, auto piedade, discurso demagógico. Beastie Boys é rap de grande inteligência. "Gosto de 50 Cent, The Game, Snoop. São caras talentosos. Falam do que acreditam e sentem. Mas não é a vida que eu vivo, e não posso fingir o que não sou, falsear que sou de alguma gangue. Nós não somos".

Os Beastie Boys são um dos grupos de hip hop mais influentes de todos os tempos. Foram seminais na concepção de um hip hop global.

Publicidade

 Foto: Estadão

Com vozes nasaladas, atitude punk, batidas recortadas de discos soul e rock, na época em que as leis de sampleagem ainda não eram claras e (só em Paul's Boutique, por exemplo adaptaram trechos de Led Zeppelin e Sly Stone) o grupo gravou clássicos tidos como cult e hits onipresentes como No Sleep Till Brooklyn e Sabotage.

O som da banda expandiu durante os anos 80 para incorporar diversos gêneros, como jazz e gerou também boas faixas de hip hop instrumental.

Os Beasties são um dos grupos mais duradouros do gênero, e fizeram sucesso durante diversas fases do gênero sem comprometer sua música. Em 2009, a banda lançou cópias remasterizadas de Licensed to Ill, Paul's Boutique, Check Your Head e Ill Communication, os trabalhos mais influentes da banda. Continuam até hoje a terem enorme respeito por parte de público e crítica.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.