PUBLICIDADE

R.E.M.: qualidade sempre, mais até do que dignidade

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Dignidade é um adjetivo levado muito a sério no mundo da música pop. Costuma conferir maior respeitabilidade ao artista agraciado com tal honraria. E o que mais se ouviu falar quando o R.E.M., liderado por Michael Stipe, encerrou a carreira em 2011, após quase 30 anos de carreira em alto nível, foi que o grupo acabou da forma mais digna possível, mantendo o padrão de sua trajetória.

PUBLICIDADE

Pena que o trio remanescente nunca tenha levado isso a sério. De ponta de lança do mundo indie americano a gênios do pop na virada dos anos 80 para os 90, o R.E.M. atropelou rótulos e apostou basicamente na qualidade de suas canções.

A nova coletânea tem o mérito de manter certa ordem cronológica - o primeiro CD retrata o início até o estouro mundial com o álbum Out of Time; o segundo traz a banda mais madura e experimental, sem tantas concessões ao pop radiofônico. O resultado é satisfatório, com panorama bem abrangente da carreira do grupo. Como bônus, as três últimas músicas são inéditas, sobras dos dois CDs mais recentes da banda.

 Foto: Estadão
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.