R.E.M. e Stereolab e as melhores trilhas de filmes

Estadão

08 Abril 2011 | 12h01

Daniel Fernandes

Sou um fã (fanático, vai, tudo bem!) pelos livros de Nick Hornby. E acontece que por isso eu virei um fã incondicional de música pop. E também peguei a terrível mania de fazer listas. Como estou velho, também já desisti de tentar corrigir esses meus terríveis hábitos – o de gostar de Hornby e o de fazer listas.

É por isso que hoje de manhã, enquanto enfrentava o trânsito da sexta-feira para chegar até aqui, fiz uma seleção mental das melhores músicas de trilhas sonoras de filmes. Cheguei até a minha mesa e resolvi compartilhar a lista com vocês.

Não sei quanto aos seguidores deste blog, mas a trilha sonora, às vezes, salva um filme. Ou a ausência dela também. O filme Todos os Homens do Presidente, que conta a história da queda do presidente norte-americano Richard Nixon é um exemplo de como a falta de música casa bem com o filme. Não se ouve música. Mas há o peso do som das teclas de uma máquina de escrever aqui e ali…fantástico.

Mas há filmes em que a trilha sonora salta aos olhos….aos ouvidos, né. Me lembro que fiquei absolutamente fascinado pela trilha do filme Judment Night, que mesclava bandas de rock com grupos de rap no começo dos anos 80. O engraçado é que não tenho ideia do roteiro do filme mais. No entanto, a trilha sonora eu tenho até hoje o disco.

Ou quando percebi que o filme I´m Sam – espetáculo de atuação de Sean Penn – tinha uma trilha apenas com regravações dos Beatles. Ou a trilha do filme Magnolia e sua fantástica chuva de sapos, com uma trilha de matar gravada especialmente para a ocasião pela fofa Aimee Man.

Mas a campeã é a música do R.E.M. (All The Right Friends) na seleção do filme Vanilla Sky, remake pop do clássico espanhol Abra Los Ojos. São mais de mil execuções no meu iPod, aliás, como descobri hoje ao preparar a seleção.

Aí vai a minha lista. E a de vocês????

R.E.M. – All The Right Friends –  Vanilla Sky
Stereolab – Lo Boob Oscillatoro – Alta Fidelidade
The Beta Band – Dry The Rain – Alta Fidelidade
Seu Jorge – Life On Mars? – A Vida Aquática
Paul Westenberg – Dyslexic Heart – Singles (Vida de Solteiro)
Aimee Man – One – Magnolia
Back Beat Band – Rock´n Roll Music – Back Beat
Ray Charles – Hit The Road Jack – Ray
Black Crowes – Lucy In The Sky With Diamonds – I´m Sam
Teenage Fanclub and De La Soul – Falling – Judment Night