Peter Frampton toca no Brasil em setembro

O guitarrista inglês naturalizado norte-americano Peter Frampton vem ao Brasil pela quarta vez em setembro para uma mini-turnê de cinco shows para divulgar seu mais novo trabaoho, "Thank You, Mr. Churchill"

Estadão

09 de agosto de 2010 | 08h46

Marcelo Moreira

O guitarrista inglês naturalizado norte-americano Peter Frampton vem ao Brasil pela quarta vez em setembro para uma mini-turnê de cinco shows. Alguns pobres de espírito na redação do Jornal da Tarde caçoaram do tiozão com pose de guitar hero em fotos promocionais que já estão sendo divulgadas.

O “elogio” menos ácido foi que ele não passa de um dinossauro brega que cantava músicas melosas como “I’m in You”, “Show Me the Way”, “Baby, I love your way” e outras baladas nos anos 70. Mas se esquecem que é dele o hit roqueiro rebelde “Breaking Are all the Rules”.

Peter Frampton em foto recente (FOTO: STEVE JAMES/REUTERs)

Peter Frampton em foto recente (FOTO: STEVE JAMES/REUTERs)

Esses pobres de espírito provavelmente desconhecem que ele foi o mentor do Herd, banda de blues pesicodélico inovadora de Londres em 1968. Poucos sabem que ele criou em 1969 um dos primeiros grupos de hard rock da história, o Humble Pie, ao lado do lendário guitarrista e vocalista Steve Marriott (ex-Small Faces).

Sua carreira solo explodiu a partir de 1973, quando deixou o Pie para virar uma estrela radiofônica, emplacando sucessos até o final dos anos 70, para mergulhar nas drogasm no álcool e no ostracismo nos anos 80.

Mesmo assim, ele se reergueu e esteve no Brasil nos anos 90 acompanhando David Bowie e se mostrando o mesmo guitarrista técnico e com feeling bluesístico inigualável. E é este excelente músico que toca no Brasil em setembro, divulgando seu mais novo trabalho, “Thank You, Mr. Churchill”, lançado no começo do ano, um álbum autobiográfico, com clima introspectivo e nostálgico, segundo ele mesmo.

Capa de 'Thank You Mr. Churchill'

Capa de 'Thank You Mr. Churchill'

Frampton já tinha sido bastante elogiado por seu trabalho anterior, “Fingerprints”, quase todo instrumental. Ele toca nas seguintes datas no País:

– 9 de setembro: Centro de Convencões, Brasilia (DF)
– 11 de setembro: HSBC Arena, Rio de Janeiro (RJ)
– 14 de setembro: Pepsi Onstage, Porto Alegre (RS)
– 17 de setembro: Via Funchal, São Paulo (SP)
– 18 de semtembro: Chevrolet Hall, Belo Horizonte (MG)

Tudo o que sabemos sobre:

Peter Framptonshows

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: