Pearl Jam: de volta ao inferno com box de luxo

Daniel Fernandes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Quando você procura pelo Pearl Jam no Wikipedia - e o site começa a contar a história da banda norte-americana -, o período entre 1993 e 1995 é iniciado pelo título "Lidando com o Sucesso". É exatamente isso. Nesse período, a banda liderada por Eddie Vedder batalhava para se libertar do sucesso estrondoso do primeiro álbum. A banda vivia o ápice do clichê mais clichê do rock: e agora? como será o segundo álbum? eles são bons mesmos?

PUBLICIDADE

A resposta foi raivosa. A banda, após ser consagrada na edição de 1993 do MTV Music Awards com quatro prêmios pelo vídeo da música Jeremy, incluído aí o prêmio mais importante (melhor vídeo do ano), decretou que não iria mais fazer vídeo clipe nenhum. Era o primeiro ato de rompimento. O segundo, no mesmo período, seria comprar uma briga monstruosa com a não menos monstruosa Ticktmaster por conta das taxas colocadas pela empresa no preço dos ingressos para os concertos do Pearl Jam. A revolução começava.

Depois desses dois anos, a banda nunca mais foi a mesma. O grunge morreu, Kurt Cobain morreu. E o Peral Jam se isolou como a banda guardiã do movimento grunge. Precisou de reiventar. Precisou sobreviver. E hoje podemos dizer que conseguiu.

Durante esses dois atos de rebeldia, o Pearl Jam lançou dois álbuns - Vs. e Vitalogy. Em muito, refletem esse momento conturbado da banda, do grunge, da minha adolescência....

Para celebrar esses anos de guerrilha, o Pearl Jam lança lá fora - sei lá quando chega aqui no Brasil - um troço espetacular chamado "VS. AND VITALOGY SUPER DELUXE BOX SET". Lá nos Estados Unidos vai custar US$ 150.

Publicidade

Mas, caras, vale cada centavo.

Pra começo de conversa são três discos - a versão remasterizada de Vs. com três 'bonus tracks', a versão remasterizada de Vitalogy com três faixas adicionais também. E um show ESPETACULAR da época executado no Orpheum Theater.

Mas não é só isso,  como diriam na televisão.

Um vinil de Vs. e um vinil de Vitalogy. Ambos remasterizados. E um LP com o show - não fico triste em repetir - no Orpheum.

Há mais coisa: um livro com fotos e desenhos..........

Publicidade

Enfim, cara. É imperdível. Para quem gosta, claro. E quem não gosta......porque você perdeu seu tempo lendo até aqui?

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/WXudh2IPbQo" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/2X1IfePfiuQ" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/78BLGj6oJ3M" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.