Os bastidores do cancelamento da turnê do Who

Marcelo Moreiracom informações do site The Who Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A decisão de Pete Townshend e Roger Daltrey de cancelarem a turnê de verão do Who pela Europa esconde bastidores nada edificantes de uma da smais importantes bandas de rock da história. Com apenas três shows beneficentes realizados desde o começo de 2010, o grupo pretendia retomar as atividades a partir de junho e havia até planos de gravação de um novo álbum.

PUBLICIDADE

Os planos foram adiados, mas nada foi anunciado oficialmente - como a turnê de verão, que começou a ser organizada, nunca foi confirmada de fato. Em duas entrevistas no começo deste ano, Daltrey justificou a falta de atividade por conta dos constantes problemas auditivos de Townshend, que teria sido desencorajado a fazer shows neste ano por uma junta médica.

O Who fes o seu último show em 13 de janeiro de 2011, em um evento beneficente em Londres chamado Killing Cancer, em prol de uma entidade chamada Teenage Cancer Trust, da qual Daltrey é um dos patronos. Jeff Beck, Bryan Adams e Debbie Harry, do Blondie, foram alguns dos convidados especiais.

Em março Daltrey subiu ao palco mais uma vez em Londres com sua banda solo em show em benefício da mesma entidade, tendo Pete Townshend como convidado em duas músicas. Tudo parecia bem até que recentemente o site da revista inglesa New Musical Express revelar que Daltrey organizou uma turnê solo com 15 datas na Grã-Bretanha para o mês de julho.

Publicidade

 Foto: Estadão

A pequena turnê seria uma represália do vocalista a Towshend, que não queria sair e turnê e não queria mudar a formação atual da banda de apoio do Who. Nenhuma das partes confirmou tal situação.

O site TheWho.com esquentou a situação ao mencionar mais boatos. Daltrey vai levar para a estrada a apresentação completa de Tommy que realizou em março. Reunido a sua banda solo, o vocalista agendou uma série de shows em julho, marcando a primeira turnê em sua terra natal desde que iniciou carreira solo em 1973.

O anúncio vem três dias depois do tecladista do Who, John "Rabbit" Bundrick, publicar uma enigmática mensagem em seu site oficial que dizia: "Como eu me sinto? Imagine passar toda sua vida adulta em um emprego, e então descobrir que você foi jogado fora como uma embalagem de chiclete usada. Dói pra cacete!".

Isso levou a especulações entre os fãs de que ele teria sido dispensado da banda, com boatos que inclusive anteciparam que Daltrey entraria em turnê em julho na Europa e outubro nos Estados Unidos, dando conta que isso se deve ao fato de uma reunião do Who ter sido cancelada pois o vocalista queria trocar Zak Starkey (bateria), Pino Palladino (baixo) e Rabbit pelos membros de sua banda solo, mas Pete Townshend não aceitou.

De qualquer maneira, apenas a informação a respeito dos shows em julho se confirmou; Rabbit, por sua vez, apagou a mensagem no mesmo dia, sem dar mais explicações.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/FEvUKfzPD90" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.