Os 20 anos da reinvenção do U2

Estadão

24 de dezembro de 2011 | 06h58

Diogo Salles

Nos fim dos anos 80, o U2 já era a maior banda do mundo. O disco The Joshua Tree (1987) tinha estourado mundialmente, e a banda vivia todos os excessos. Vieram os anos 90 e era hora de mudar. O cenário escolhido foi a Berlim pós-Queda do Muro, palco perfeito para a banda buscar suas raízes europeias. Lançado em 1991, Achtung Baby marcou uma importante reviravolta na carreira deles.

Vinte anos depois, o álbum foi relançado em várias versões, que vão desde a Standard (1 CD), até a Uber Deluxe (6 CDs e 4 DVDs). Uma alternativa que cabe melhor no bolso é a versão Deluxe (2 CDs), onde o CD 2 mostrou como essa reinvenção custou caro à banda, mas tem bons momentos, como Salome, Blow Your House Down e Lady With the Spinning Head. Com Achtung Baby, o U2 provou que era possível andar na direção contrária àquela que lhes deu fama e fortuna… e foi exatamente isso que os tornou ainda mais ricos e famosos.

Tudo o que sabemos sobre:

U2

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.