PUBLICIDADE

O poeta Cazuza está (bem) vivo

Roberta Pennafort / RIO - O Estado de S. Paulo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Emílio Dantas foi sem nenhuma fé fazer o teste para o papel de Cazuza (1958-1990) no novo musical dirigido por João Fonseca. Foi o amigo diretor, com quem trabalhara em Rock in Rio, que o convidou, mas ele duvidou: "Eu?"

PUBLICIDADE

O ator chegou sem ter decorado o texto todo, mas com atitude roqueira. Cantou a agridoce Codinome Beija-Flor e a irada Brasil. Foi então que Fonseca, o autor, Aloisio de Abreu, e a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, entreolharam-se: "É ele".

Inúmeros vídeos no YouTube, 40 dias de ensaio e muitas perucas depois, ele estreia no Teatro Net Rio. "Não tenho nada a ver fisicamente com o Cazuza, nunca trabalhei minha voz para chegar à dele, mas acho que cheguei na vibe dele", conta.

A temporada de Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical no Rio coincide com a exposição Cazuza Mostra sua Cara, a partir do dia 22 no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Se na peça as músicas forjam a narrativa - a descoberta do talento artístico, o rock, a popularidade com o Barão Vermelho, as brigas, a carreira solo, a Aids, a urgência dos últimos momentos -, a mostra foge das pontuações biográficas.

"Parti da poesia e da canção", conta o curador, Gringo Cardia. "Ele era um jovem inconformado como os que vimos nas ruas em junho. Acabamos de conceituar a exposição e, uma semana depois, o Brasil tinha mudado. Vimos cartazes com frases de Cazuza, como 'meu partido é um coração partido' e 'ideologia, eu quero uma pra viver'."

Publicidade

Será o primeiro compositor a servir de tema a uma exposição no museu, que já retratou alicerces da literatura brasileira, como Guimarães Rosa e Clarice Lispector. A maior parte do público - cerca de 70%, ou 40 mil visitas mensais - são estudantes, e, por meio da construção poética de Cazuza, com a interatividade que é a marca da instituição, a mostra vai falar diretamente a eles. Ele explica que o romantismo - de Preciso Dizer que Te Amo, Exagerado e Faz Parte do Meu Show - e a contestação - O Tempo Não Para, Burguesia, Blues da Piedade - são caminhos para conquistar esse público.

No Rio de Janeiro, esses e outros hits da curta carreira de Cazuza estão na peça. Aloisio de Abreu, que, como Cardia, é da geração do compositor, apresenta um Cazuza ícone da poesia contemporânea, mas também do deboche, das noitadas de bebedeira, da dor de cotovelo. "Está tudo lá. O João tem um dom de fazer as coisas ficarem leves", comenta Abreu. Foi assim que o diretor fez no musical sobre Tim Maia: até a maratona de uísque, maconha e cocaína do cantor foram retratadas com humor.

Susana Ribeiro, que faz o papel de Lucinha, foi até a própria na Sociedade Viva Cazuza - instituição no Rio para crianças e adolescentes carentes com Aids que recebe toda a renda dos direitos autorais do compositor. A missão de Susana é difícil, dada a Lucinha em toda sua maternidade amorosa vivida por Marieta Severo no cinema em Cazuza - O Tempo Não Para.

Emílio Dantas preferiu não assistir à elogiada performance de Daniel de Oliveira no filme de Sandra Werneck e Walter Carvalho. "Achei que nunca mais apareceria um Daniel de Oliveira, mas ele é tão bom quanto. Canta muito bem e pegou todos os trejeitos", diz Lucinha.

Ela participa de todas as iniciativas que dizem respeito ao filho - como a homenagem feita na abertura do Rock in Rio, dia 13. Serve como consultora no projeto que levará a imagem dele em holograma, tal qual foi feito com a de Renato Russo, a um show com parceiros como Nilo Romero, Guto Goffi, Arnaldo Brandão, George Israel e Leoni. A turnê deve começar em São Paulo no fim do mês que vem e seguir por três cidades.

Publicidade

Em 2008, quando Cazuza faria 50 anos, Lucinha não conseguiu levar adiante o tributo que tinha em mente. "Pensei num 'Cazuza Sinfônico' com a Orquestra Sinfônica Brasileira, mas não foi para frente. Se não consegui fazer muita coisa nos 50 anos, faço agora, nos 55."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.