Na batida do New Order

Estadão

02 de dezembro de 2011 | 11h50

Felipe Branco Cruz

O New Order, fundado em 1980 a partir dos três integrantes remanescentes do Joy Division, será a atração principal do Ultra Music Festival, que ocorre neste sábado, a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi. O New Order ajudou a ditar os rumos da música eletrônica nos anos 80, com hits como Bizarre Love Triangle, Temptation, Blue Monday, Ceremony e The Perfect Kiss.

Após um desentendimento com o baixista Peter Hook, que deixou a banda há quatro anos, o grupo seguiu excursionando. Atualmente, Hook está em carreira solo, fazendo shows com músicas de sua antiga banda, o Joy Division. Hook, inclusive, se apresentou no Brasil em maio deste ano. Agora é a vez do New Order fazer festa para o público brasileiro.

Ao JT, por telefone, o baterista e tecladista Stephen Morris disse que os hits da banda serão o carro-chefe do show, mas não quis entrar em detalhes (leia entrevista abaixo). Certamente, Bizarre Love Triangle, Ceremony e Temptation estarão no repertório.

Apesar da aparente cortesia com que os integrantes do New Order tratam publicamente Peter Hook, o mesmo não pode ser dito sobre ele. O baixista vem fazendo seguidas agressões verbais aos ex-colegas. Recentemente, chegou a dizer que eram todos “uns imbecis” e que o New Order, sem ele, seria uma espécie de Queen sem Freddie Mercury.

Atual formação do New Order

Além do New Order, que se apresenta às 21h30, atrações como Laidback Luke, Major Lazer, MSTRKRFT, Swedish House Mafia, Duck Sauce e 2 Many DJs, entre outros, se intercalarão em dois ambientes (veja line up completo abaixo). O festival vem para substituir o Skol Beats, que era realizado pela mesma produtora, a XYZ Live. Ao todo serão 23 atrações nacionais e internacionais em 14 horas seguidas de música em cada um dos palcos.

Dentre os destaques da programação está a dupla Major Lazer, formada pelos DJs Diplo e Switch. Eles se apresentam à 1h30, no palco Arena. O som deles é uma mistura de reggae e outros ritmos caribenhos com funk e drum n’ bass. Vale a pena também aguardar até as 2h40 da madrugada para ver o MSTRKRFT (lê-se Masterkraft) no Palco Arena. A dupla canadense formada em 2005 já tocou com Usher e The Gossip.

O festival é realizado anualmente em Miami desde 2000, assim como em Nova York, Ibiza e Caribe. A meta, agora, é piscar as luzes do electropop por aqui com mais frequência e integrar o calendário oficial dos eventos de São Paulo.

‘Ultra Music Festival’.
Sábado, 3/12.
Sambódromo do Anhembi.
Av. Olavo Fontoura, 1209.
Abertura dos portões às 14h. De R$ 180 a R$ 800 (área vip). www.livepass.com.br.

Tudo o que sabemos sobre:

Estados UnidosNew OrderPeter Hook

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.