PUBLICIDADE

Música eletrônica é barulho, não é música

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Música eletrônica não passa de barulho, e DJ pode ser tudo, menos músico. Aparentemente não há muito o que discutir sobre as duas máximas, mas há gente que insiste em brigar com os fatos, em espancar e torcer a realidade.

PUBLICIDADE

Os recursos eletrônicos sempre foram levados em consideração a partir do momento em que se inventou o abominável sintetizador, no finalzinho dos anos 60, trambolho barulhento que encantou gente decente como George Harrison (Beatles) e Pete Townshend (The Who).

Quando usado de forma inteligente e criativa, sem abuso, o sintetizador foi bastante útil, como nas trilhas sonoras compostas por Harrison e nas obras-primas do Who "Who's Next" e "Quadrophenia". Infelizmente, por outro lado, foi responsável por algumas das maiores porcarias já feitas dentro do rock.

Por que essa discussão surgiu? Por dois fatos isolados. Um deles foi uma antiga entrevista de Edgard Scandurra, guitarrista do Ira!, uma extinta revista de música pop a respeito do Benzina, seu projeto paralelo dos anos 90 com forte influência da música eletrônica.

Um amigo músico, ex-roqueiro e maluco por novas tecnologias, mas com gosto musical turvado pelas próprias porcarias eletrônicas que anda ouvindo, fez referência em uma festa ao fato de Scandurra ter feito elogios às possibilidades criativas a respeito da música cibernética e artificial, feita por máquinas.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/oum-RS4sWTI" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Para azar de meu amigo, ficou sozinho na defesa da "música eletrônica" na roda de amigos na área do churrasco. Foi massacrado por gente inteligente e que tem discernimento e que não se contenta com barulhos artificiais de computadores e sintetizadores.

O outro fato que suscitou esse texto foi uma acidental passagem por um fórum roqueiro de discussões na internet, vinculado a uma revista, em que alguém foi igualmente massacrado por elogiar o trabalho da dupla de DJs MixHell, formada por Iggor Cavalera, ex-baterista do Sepultura e atualmente no Cavalera Conspiracy, e sua esposa, a artista plástica Laima Layton.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/0uVLSlEfSAM" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Assim como qualquer outra trilha de danceteria, o trabalho do MixHell é forrado de barulhinhos eletrônicos irritantes, tem o som artificial de baixo estrondoso e ensurdecedor e sua "trilha melódica" é repetitiva e anódina, como convém às pista de dança. Ou seja, pode ser tudo, menos música.

Publicidade

Respeito demais o trabalho instrumental de Cavalera. Com certeza ainda é um dos mais importantes bateristas de heavy metal, criou um estilo rico e técnico, com peso e velocidade que viraram referência no estilo. A migração para o barulho eletrônico chocou os puristas.

PUBLICIDADE

Se a música eletrônica "amplia os horizontes criativos e as possibilidades musicais", como acredita Edgard Scandurra, então não é o caso do próprio Benzina e muito menos do MixHell, cujos trabalhos, vamos dizer assim, estão bem abaixo das qualidades musicais que o guitarrista do Ira! e Cavalera sempre apresentaram em suas carreiras.

Boa parte dos músicos consagrados e mesmo os de apoio costumam ser diplomáticos ao falar do uso de elementos eletrônicos em seus trabalhos, mas simplesmente ignoram o que conhecemos por música eletrônica, aquele barulho artificial e insuportável das pistas de dança.

Alguns aceitam que produtores criem arranjos com base em barulhos de computador, outros até brincam com os mesmos barulhinhos que os DJs e os incluem de forma discreta em seus trabalhos. Mas são poucos os artistas sérios que realmente fazem uso desses recursos de forma explícita e escancarada.

Dois gigantes do rock cometeram trabalhos péssimos nos últimos 20 anos, seduzidos pela suposta "modernidade". Eric Clapton escorregou feio com "Pilgrim", de 1998, CD no qual suas guitarras foram soterradas por arranjos eletrônicos e barulhos artificiais.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/8V9tSQuIzbQ" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Jeff Beck, outro gênio da guitarra, caiu na armadilha e gravou os insuportáveis "Jeff", de 2001, e "You Had It Coming", de 2003, sendo que já flertava com o estilo em 1999 no álbum "Who Else!" Beck gostou do resultado de sua ousadia, mas os fãs não. O jeito foi voltar ao rock, ao blues e ao jazz para gravar "Emotion & Commotion" neste ano.

É possível ficar dias e dias colhendo exemplos para torpedear o barulho eletrônico. Quem gosta deste tipo de música se contenta com muito pouco. Isso não é música, e DJ não é músico, é um tocador de CD. No máximo, animador de festa. DJs é uma profissão como outra qualquer. Os DJs que acham que são artistas não podem ser levados a sério, em minha opinião. São o que são, o que já é demais.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/pkPCh32TP7w" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.