Metallica comemora 30 anos com músicas inéditas em EP

Estadão

15 de dezembro de 2011 | 07h03

Flávio Leonel – Roque Reverso *

Depois de deixar o mundo do heavy metal agitado nos últimos dois fins de semana por causa dos shows históricos que fez para comemorar seus 30 anos de carreira, o Metallica confirmou o lançamento do EP “Beyond de Magnetic”. O trabalho conta com quatro músicas não aproveitadas durante a gravação do álbum “Death Magnetic”, de 2008, que marcou o retorno da banda para um som mais próximo do thrash metal e recebeu elogios de crítica e público.

“Hate Train”, “Just A Bullet Away”, ”Hell And Back” e ”Rebel Of Babylon” foram as músicas que sobraram do premiado “Death Magnetic” e, mesmo na gravação original, sem a mesma mixagem das canções que entraram em 2008 no álbum, há uma qualidade de som interessante.

Segundo o comunicado oficial no site do Metallica, as quatro faixas serão disponibilizadas nesta semana por meio do iTunes exclusivamente na América do Norte e, no iTunes e adicionais redes varejistas digitais, em outras partes do mundo como EP “Beyond Magnetic”.

As quatro músicas foram deixando de ser novidade a cada um dos quatro shows de comemoração que a banda realizou na casa de shows Fillmore, em São Francisco. Em cada uma das apresentações era tocada ao vivo uma faixa nova, posteriormente, na versão de estúdio, encaminhada por e-mail aos membros do fã clube oficial da banda. Como a internet não é terreno para segredos, rapidamente as músicas foram vazando para a rede, a ponto de facilmente serem baixadas em redes sociais e sites.

Apenas membros do fã clube sorteados tiveram o privilégio de assistir às apresentações em São Francisco, que contaram com as participações de membros da histórica do heavy metal. Rob Halford, King Diamond, Geezer Butler e Ozzy Osbourne foram só alguns dos nomes. Sem contar as participações de todos os componentes vivos que passaram pela banda, entre eles Jason Newsted, Ron McGovney e, claro Dave Mustaine, que tocou “Phantom Lord”, “Jump In The Fire”, “Metal Militia”, “Hit The Lights” e “Seek & Destroy” com o grupo no último dos quatro shows!!

Há quem diga que o lançamento do novo EP é uma tentativa de a banda agradar aos fãs que ficaram bravos com o álbum “Lulu”, que o Metallica lançou com Lou Reed recentemente. Mas o mais provável é que a banda norte-americana esteja realmente comemorando seus 30 anos em grande estilo, sem ficar um momento sequer distante dos focos da mídia e se consolidando cada vez mais como o nome de maior sucesso do heavy metal da história.

De fato, para os fãs de thrash metal, as músicas de “Beyond Magnetic” são bem mais fáceis de assimilar, enquanto “Lulu” exige um tempo maior de adaptação para qualquer ser mortal deste planeta. No EP novo, todas as músicas são bem legais, mas o destaque fica por conta de “Just A Bullet Away”, que traz riffs sensacionais e uma ótima interpretação de James Hetfield.

* Flávio Leonel é jornalista da Agência Estado e editor do ótimo blog Roque Reverso

 

Tudo o que sabemos sobre:

Metallica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.