Mestre do blues rock, Savoy Brown faz turnê no Brasil em novembro

Estadão

03 de novembro de 2011 | 17h15

Marcelo Moreira

Uma das boas notícias deste semestre, mas que passa quase despercebida: a clássica banda inglesa de blues rock Savoy Brown fará uma mini-turnê pelo Brasil em novembro. Imperdível para quem gosta de música de excelente qualidade.
A banda do guitar hero Kim Simmonds é considerada uma das pioneiras ao sintetizar o blues de raiz norte-americano com a eletrificação acelerada que os ingleses impuseram ao gênero, junto com John Mayall’s Bluesbreakers, Ten Years After, Fleetwood Mac, entre outros.

Em sua segunda visita ao Brasil – a primeira, em 2005, passou igualmente despercebida do grande público –, o grupo promete mostrar o velho blues de sempre, mas com um acento mais pesado, retomando o estilo adotando nos anos 90. Vem ao Brasil na turnê do mais recente álbum, “Voodoo Moon”, embora também executará músicas dos aclamados trabalhos recentes “Steel” (2007) e “Too Much Of A Good Thing”, de 2009.

Líder da banda, o guitarrista e vocalista Kim Simmonds também divulga Out of the Blue, quarto exemplar de uma carreira paralela que começou em 1997. Savoy Brown toca em Salvador, Goiânia, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, de 11 a 19 de novembro. Fôlego intenso para uma banda com 46 anos de estrada.

A banda surgiu no bairro boêmio e operário de Battersea, no sudoeste de Londres. O primeiro single foi gravado em 1966. O disco de estreia, “Shake Down”, saiu no ano seguinte e desde então já são 30 álbuns de estúdio. Como curiosidade, o Savoy Brown foi berço de outro gigante do blues rock pesado inglês: Dave Peverett, Roger Earle e Tony Stevens deixaram o Savoy Brown em 1970 para montar o Foghat.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: