0Max Cavalera volta mais forte e pesado

Felipe Branco Cruz

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com ajuda dos fãs, o Soulfly, liderado pelo ex-vocalista do Sepultura Max Cavalera, volta ao Brasil para divulgar seu novo disco, Enslaved, o oitavo da banda fundada há 15 anos. O grupo se apresentou em Goiânia e em São Paulo neste final de semana e hoje toca no Rio de Janeiro. Os fãs, por meio de financiamento coletivo, compraram cotas de patrocínio que bancaram a turnê nacional.

PUBLICIDADE

"Achei super legal o movimento deles, principalmente, porque faz 12 anos desde a última vez que nos apresentamos no Brasil", diz Max, que conversou com o JT por telefone, de sua casa em Phoenix, nos EUA. "Tocamos em lugares muito ocultos da China e Sibéria, e nada de voltar para o Brasil."

 A apresentação na capital paulista teve sabor especial para o vocalista e guitarrista. Iggor Cavalera, seu irmão e ex-baterista do Sepultura, participou do show, além do filho de Max, Zyon, de 18 anos.

Na última semana, Max foi diagnosticado com paralisia em um nervo facial. A doença, de causa desconhecida, deixou metade do rosto do vocalista sem movimento. A assessoria de imprensa do grupo informou que Max está bem e sendo tratado com antibióticos. 

Leonardo Soares/ AE
Banda do artista se apresenta no Brasil neste fim de semana

Publicidade

A última apresentação que o Soulfly fez aqui no Brasil foi no festival Abril Pro Rock, em 2000. O músico, no entanto, já se apresentou no País com sua outra banda, o Cavalera Conspiracy, junto com Iggor, abrindo o show do Iron Maiden no estádio do Morumbi, no início do ano passado, e também no festival SWU de 2010.

No repertório da apresentação, estarão sucessos de todos os oito discos do Soulfly, além de músicas do Cavalera Conspiracy e do Sepultura até o disco Roots, de 1996. "Vai ser um show tipo Greatest Hits", diz Max.

A participação do filho Zyon não será inédita. Max conta que já chegou a cogitar integrar o garoto à banda. "Ele é um bom baterista, mas o David Kinkade (baterista oficial do grupo) tem uma pegada mais death metal", explica. A ligação do adolescente com a carreira do pai é longa. Quando ele ainda estava na barriga da mãe, as batidas do coração de Zyon foram usadas na abertura de Chaos A.D., álbum do Sepultura, lançado em 1993.

Naturalizado americano, Max se atualiza sobre as notícias daqui por meio do irmão Iggor. "Sei que o Palmeiras está uma merda", diz. Mas a distância parece deixá-lo imune aos fenômenos da música sertaneja pop.

Quando questionado sobre o fenômeno Michel Teló, sensação das rádios e dos programas de TV, ele pergunta, curioso: "Que tipo de música ele faz?".

Publicidade

Sem previsão de voltar a morar no Brasil, o músico planeja temporadas por aqui no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro - lá nasceu o disco Beneath the Remains, do Sepultura, em 1989. "Esse álbum nos lançou internacionalmente", lembra. "De dia, uma banda pop gravava. Depois, gravávamos madrugada adentro."

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Outra alternativa para passar mais tempo no Brasil, diz Max, é fazer nova turnê, desta vez por cidades como Belo Horizonte, Manaus, Recife, Natal e Porto Alegre. "O show em São Paulo é só o começo do meu reencontro com o Brasil." O vocalista adiantou detalhes da autobiografia A Boy From Brazil, que está preparando.

"Vou falar da morte do meu pai, do começo do Sepultura e de tudo que rolou depois", conta. A obra terá prefácio assinado por Dave Grohl, do Foo Fighters, além de entrevistas com Ozzy Osbourne, Slayer e Sean Lennon (filho de John Lennon), além do próprio Grohl. Andreas Kisser, atual guitarrista do Sepultura, porém, não está nesse rol. Da ex-banda, os únicos entrevistados serão Jairo Guedes (primeiro guitarrista do grupo) e o irmão Iggor.

"Não tenho contato com Andreas. Mas não é nada contra a banda. Não existe guerra. Já passou muito tempo", diz ele. "Ainda tenho a esperança de um retorno da formação original. Mas, por enquanto, não existe nenhuma conversa."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.