Max Cavalera vem ao Brasil para lançar CD e autobiografia

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Novo álbum, nova turnê, nova fase da vida. Nada é capaz de perturbar o guitarrista e vocalista Max Cavalera, do Soulfly, o artista brasileiro mais bem sucedido internacionalmente da atualidade. Prestes a embarcar para uma pequena turnê pelo Brasil, nem mesmo os problemas que o filho Zyon está encontrando para obter visto para vir à terra do pai o tira do sério. "Quero muito que ele vá comigo, quero-o no palco tocando comigo. É uma das coisas que mais me deixam feliz hoje", diz o músico, por telefone algum tempo antes de subir ao palco para um show em Austin, no Texas.

PUBLICIDADE

Max retorna ao Brasil com sua banda principal em um momento em que "Savages", o novo álbum, está prestes a ser lançado, assim como a sua autobiografia, prontinha e com versão em português. O álbum deve chegar ás lojas em setembro, e o livro, editado pela Ediouro, em outubro. "As coisas sempre caminharam bem com o Soulfly, tive o privilégio de tocar com grandes músicos e compor músicas legais. O novo álbum está pesado e diversificado."

O guitarrista nunca foi muito chegado a discos conceituais, mas parece ter mudado de opinião com a nova obra. Segundo ele, todas as músicas estão conectadas ao título, "selvagens" em português, e remetem a uma passagem de violência da história ou da atualidade. "Há uma canção chamada 'Canibal Holocaust', que também é o nome de um filme clássico bem antigo; há uma chamada 'El Comegente', que significa 'comedor de pessoas', um canibal, que é sobre um serial killer da Venezuela, que era um canibal. Esta faixa é cantada meio em espanhol, meio em português, é algo um pouco diferente do que estou acostumado a fazer com o Soulfly."

As participações especiais, outra marca da banda, permanecem. A música "Ayatohlah", tem a presença de Neil Fallon, da banda Clutch, que fez a letra. Boa parte das músicas é mais longa do que o normal, com mais de seis minutos, com riffs pesados e velozes. "Nada de rock progressivo, mas são coisas mais elaboradas, densas, trabalhadas. É o caso de uma canção com o Mitch Harris, do Napalm Death, chamada 'K.C.S. (Kill, Cut, Scalp)'. O disco é diferente de tudo o que o Soulfly  já fez, com várias canções longas, com mais de seis minutos. Tem muitos solos, está bem heavy metal. Não é tão rápido, é mais lento e tem uns grooves muito legais."

Sobre o livro ele não adianta o que vem por aí. Prefere deixar que o leitor se surpreenda. Não só vai trazer a trajetória do guitarrista desde a criação do Sepultura como muito de sua visão de mundo e informações interessantes sobre seu processo de composição e como consolidou o Soulfly depois de 12 anos com a antiga banda.

Publicidade

Volta da formação clássica do Sepultura? Não parece ser um momento propício para repisar um assunto que sempre esbarra na mesma tecla. A carreira do Soulfly está mais do que bem encaminhada e seus antigos companheiros não demonstram o menor interesse e conversar sobre o assunto. melhor assim. Max e sua banda farão única apresentação na capital paulista no dia 25 de agosto, no Carioca Club, com a banda de abertura The Silence, durante turnê de divulgação do álbum "Savages". Os ingressos custam R$ 80 (pista, primeiro lote) e R$ 120 (camarote) e estão à venda no site da X Live Music.

Lista de músicas de "Savages":

01. Bloodshed [com Igor Cavalera] 02. Cannibal Holocaust 03. Fallen [com Jamie Hanks] 04. Ayatollah Of Rock 'N' Rolla [com Neil Fallon] 05. Master Of Savagery 06. Spiral 07. This Is Violence 08. K.C.S. [com Mitch Harris] 09. El Comegente [com Tony Campos] 10. Soulfliktion 11. Fuck Reality (bônus track) 12. Soulfly IX (bônus track)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.