Maranhão vai receber grande festival internacional de metal em 2012

Estadão

21 de novembro de 2011 | 06h41

Marcelo Moreira

Depois de muito segredo, boatos desencontrados e silêncio total por parte dos supostos organizadores, fnalmente foi confirmado de forma oficial a realização de um grande festival de heavy metal em São Luís, no Maranhão, em abril de 2012. O que deveria ser uma versão brasileira do Wacken Open Air, o maior festival de rock pesado do mundo e realizado na Alemanha, se transformou no Metal Open Air, um evento promovido pela ótima produtora paulista Negri Concerts com a Lamparina Records, de São Luís, uma das mais importantes empresas do segmento no Nordeste.

Em princípio, o festival seria chamado de Wacken Brazil, como informa o site da Lamparina Records. Estranhamente, o nome mudou e as referências ao festival alemão sumiram no comunicado oficial distribuído pela produtora paulista no início da noite de sexta-feira passada.

Primeira versão do suposto cartaz do que deveria ser o Wacken Brazil, que virou o Metal Open Air

Entre as atrações cogitadas estão Manowar, Motorhead, Anthrax, Helloween, Scorpions, entre outros. O problema é que a suposta página oficial da Lamparina Records sobre o evento apenas confirma as datas – 2o, 21 e 22 de abril de 2012. Nada de local onde serão realizados os shows, nenhuma atração confirmada. Enfim, nada de concreto. Pelo menos o comunicado oficial da Negri informa que o local estaria definido: o Parque da Independência.

A Lamparina Records tem alguma experiência com shows de médio porte no rock, embora tenha memso grande experiência com artistas locais de ritmos brasileiros, em especial os do Norte e Nordeste.

Apesar da confirmação, ainda são poucas as informações a respeito do evento, o que é bastante preocupante – são menos de seis meses para a sua realização em uma cidade que não tem o hábito de receber grandes shows de rock. O Wacken Open Air alemão costuma definir todos os detalhes de uma edição exatamente um ano antes.

Seja como for, é bastante elogiável a iniciativa de se produzir um evento de tamanho porte, mesmo que seja em uma cidade fora do eixo roqueiro tradicional. O Combate Rock torce e apoia a realização, mas não dá para ignorar que a falta de informações mais consistentes causa apreensão.

Leia abaixo o comunicado oficial de confirmação do Metal Open Air. E leia aqui as (poucas) informações na página da Lamparina Records:

A Negri Concerts e um promotor europeu a ser divulgado, em parceria com a Lamparina Produções, anuncia para 2012 um festival internacional que fará o brasil tremer.

O festival, que vem sendo planejado há vários meses, acontecerá em duas cidades da América Latina, sendo que a primeira confirmada é São Luís, no Maranhão. Durante os dias 20, 21 e 22 de abril, fãs de todo o país poderão conferir quarenta das bandas mais importantes do heavy metal (vinte delas internacionais e 20 nacionais). Os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 5 de dezembro, através do site da Ticket Brasil.

O festival tem apoio da prefeitura de São Luís e do grupo Cidade de Comunicação (emissora da rede Record no Maranhão). Negociações já foram feitas com a prefeitura para a viabilização de um festival de nível internacional na cidade, incluindo ações nas áreas de transporte, turismo e segurança.

O evento ocorrerá no Parque da Independência, local com capacidade para receber até 80.000 pessoas, em dois palcos paralelos, de mesmo porte, alternando as atrações.

A primeira leva de bandas confirmadas, bem como mais informações sobre o festival, serão anunciadas no dia 23 de novembro.

Informações sobre valor dos ingressos, camping e merchandising oficial do METAL OPEN AIR estarão disponíveis no início de dezembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: