Londres 2012 -- Encerramento terá de Gari Sorriso a The Who, de B. Negão a Spice Girls

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O gari Renato Sorriso: "Represento minha classe, nosso samba e o Brasil"

PUBLICIDADE

"Eu só acreditei que era sério quando fui à primeira reunião e vi o Cao Hamburger e a Daniela Thomas. Até então, estava achando tudo um trote criativo", comentou o rapper B. Negão ao Estado hoje, há pouco, logo depois do ensaio geral de Abraço, a apresentação que o Brasil fará durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. "O convite veio por facebook. Imagina! Eu, que nem artista me considero, que sou um cara da rua, do movimento rap e hip hop e rap, ia pensar que ia estar em uma festa destas. Sempre achei que fosse coisa para artistas do mainstream."

Achou errado. E no domingo se apresenta ao lado dos main streams Marisa Monte e Seu Jorge, em show dirigido por Cao Hamburger e Daniela Thomas. "Confio e adoro o trabalho dos dois. E é pela concepção que eles têm da música e da arte brasileira, desta mistura rica e diversa, que estou aqui hoje. Não representamos só a música carioca, mas sim a brasileira."

B.Negão, que dividiu camarim com Eric Idle, achou que convite era trote

 Quem também está em Londres é o gari Renato Sorriso, que conquistou o País com seus passos e, claro, seu sorriso, ao final de cada desfile da Sapucaí. "Se eu vou me apresentar de gari, não posso falar. É surpresa. Mas o fato é que eu represento a minha classe, a dos garis, os trabalhadores do Brasil e, claro, o nosso samba", comentou Sorriso também em conversa hoje com esta blogueira que vos escreve.

Publicidade

Ao lado de Nilo Sérgio, o mestre da bateria da Portela, eles se preparavam após o longo dia de ensaios (ou treino, já que o assunto é olímpico) para a última grande reunião da equipe antes da apresentação no domingo à noite, logo após que o prefeito de Londres, Boris Johnson, passar a bandeira olímpica ao prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Eric 'Monty Python' Idle é uma das atrações britânicas, ao lado de David Beckham e Spice Girls

 Nilo e sua equipe prepararam a trilha sonora da festa ainda no Rio e a encaminharam para a Inglaterra, onde 225 bailarinos voluntários ensaiam desde julho para o show, que terá samba, gafieira e outros ritmos da diversidade musical nacional. "É justamente esta diversidade, esta riqueza, que quisemos sempre ressaltar", comentou Hamburger.

Para os artistas, o que impressionou mesmo, além do fato de poder ensaiar ao lado dos artistas ingleses que se preparam para a grande festa de encerramento, no Estádio Olímpico de Stratford, foi a organização do evento.

 "Pense que para chegar no local do ensaio, que não é no leste,tomamos o metrô e vamos parar para lá da 20ª estação de metrô do norte de Londres. E tudo funciona muito bem. Sem contar os profissionais ingleses, a forma alegre com que trabalham, a dedicação. Os figurinos estão incríveis. Eu quero levar este pessoal para trabalhar no carnaval com a gente", comentava Nilo.

Publicidade

 "É como Carnaval, no melhor sentido do termo. Precisa de paixão, de preparação, de organização. Temos quatro anos para trabalhar pela frente. Precisa ver a alegria que estão os estrangeiros que vão dançar com a gente. É emocionante. E o ensaio hoje fluiu muito bem", comentaram os artistas, que fazem ainda mais dois ensaios finais, no sábado e no domingo.

PUBLICIDADE

O lendário The Who é destaque do rock inglês, seguido por Pink Floyd e Kaiser Chiefs

 Já no caso de dividir o espaço com os ingleses, esta foi uma atração à parte. B. Negão viu um tranquilo Eric 'Monty Python' Idle entrar em seu camarim. Nilo ficou maravilhado com a festa que está sendo preparada pela trupe britânica, que tem na lista de chamada nomes como The Who, Pink Floyd, Spice Girls, Adelle e até Take That.

 "E vai ter também um homem bala, que vai ser literalmente arremessado de um canhão! Já imaginou? Sem contar os fogos de artifício. Vimos uma pequena apresentação e ficamos encantados", comentou Nilo. B. Negão ficou encantado, mas não muito, com as Spice Girls.

"Elas são bonitas, claro. Mas chamam mais atenção no palco e produzidas. Na rua, eu não repararia tanto. Já na festa toda, sinceramente, está linda", contou o rapper, que para domingo preparou três números. "Um deles, o primeiro, vai homenagear dois grandes músicos brasileiros e meus amigos que já partiram para outra dimensão. Mais, não posso contar."

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.