Jethro Tull arrisca e anuncia segunda parte de 'Thick as a Brick'

Estadão

15 de fevereiro de 2012 | 16h37

Marcelo Moreira

Jethro Tull - Thick As A Brick
 
Compor sequências de álbuns conceituais clássicos não costuma dar certo no rock. De forma sensata, Pete Townshend e The Who nunca cogitaram um “Tommy 2”, assim como o Pink Floyd jamais pensou em fazer “The Wall 2”. Quem arriscou teve problemas, como o Queensryche quando tentou a segunda parte da obra-prima “Operation Mindcrime” em 2006.
 
Pois o veterano grupo de rock progressivo Jethro Tull decidiu que vai fazer “Thick As A Brick 2”, sequência do disco clássico de 1972, considerado um marco para o rock progressivo. Aparentemente, o desafio não assusta Ian Anaderson, vocalista, flautista e líder da banda.
 
“A ideia surgiu em uma conversa do tipo: ‘O que o Gerald Bostock [personagem central] de 80 anos estaria fazendo hoje?”, disse o vocalista em entrevista ao periódico American Songwriter. “Foi a ideia de trazer este pensamento para o contexto atual.”
 
Na mesma entrevista, Anderson revelou que criar “Thick as a Brick 2” foi um processo muito mais rápido e tranquilo do que o álbum de 1972. “Em cerca de duas semanas, eu já tinha o álbum pronto no que se refere à música e às letras.”

Pela primeira vez desde a turnê de Thick as a Brick, Anderson e sua banda irão levar o álbum original para a estrada. O disco, que consiste de apenas uma faixa, chamada “Thick as a Brick” (dividida em duas partes), será executado na íntegra.

Por enquanto a turnê de 2012 será realizada em duas partes:em abril e maio os shows ocorrem na Grã-Bretanha. A partir de junho, segue pela Europa e para Israel. Ian Anderson não informou se fará uma pausa em suas apresentações solo.

No ano passado o vocalista alternou apresentações elétricas e acústicas em uma turnê mundial que passou por São Paulo no mês de maio, onde surpreendeu a platéia com um show pesado e nada desplugado.

 

Tudo o que sabemos sobre:

Ian AndersonJethro Tull

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: