Jeff Beck faz uma homenagem à altura para Les Paul

Estadão

11 de março de 2011 | 08h31

Marcelo Moreira

Um gênio da guitarra excêntrico, irascível e com rompates de mau humor. Jeff Beck nunca foi uma pessoa fácil de lidar, embora ele tenha mantido bom relacionamento com os músicos com quem toca desde 2000.

Genioso e recluso, prefere ficar cuidado de seus imensos jardins em sua mansão na Inglaterra e de sua enorme coleção de carros esportivos a visitar amigos, fazer jam sessions ou a ir a shows. Também odeia fazer turnês longas, mesmo que sejam obrigatórias para divulgar seus novos trabalhos.

Mas existe uma única coisa que coloca um sorriso largo em seu rosto e o faz cruzar o oceano Atlântico: participar de homenagens ao guitarrista, empresário e luthier Les Paul e tocar com uma legião de músicos norte-americanos dedicados a recriar os sons roqueiros dos anos 50, não necessariamente caindo para o rockabilly.

Pois Beck uniu as duas coisas em um grande evento no ano passado em Nova York, e que sai agora na Europa e nos Estados Unidos em DVD e CD. “Rock’n Roll Party – Honoring Les Paul” teve o guitarrista inglês como atração principal e anfitrião de uma série de artistas que prestaram homenagem ao músico que criou as fantásticas guitarras Gibson que levam o seu nome.

Les Paul morreu em 2009, aos 94 anos.  Nos 14 anos imediatamente anteriores a sua morte, tocou guitara religiosamente todas as segundas-feiras com amigos no Iridium Jazz Club, casa noturna conceituada de Times Square, em Nova York. E o clube foi o palco para a festa no dia 9 de junho de 2010.

Entre os convidados de Jeff Beck estiveram presentes a cantora Imelda May e sua banda, Brian Setzer (ex-Stray Cats), Gary US Bond e o baixista Jason Rebello, coautor de várias faixa do último CD de Beck, “Emotion and Commotion”.

Feliz como há muito tempo não se via, Jeff Beck tocou muito, brincou, deu suporte aos outros convidados e destilou seu talento e virtuosismo em canções que formam um retrato maravilhoso da canção norte-americana dos anos 40 e 50, com um desfile de clássicos do blues e dos primórdios do rock.

Beck e Imelda brilham em “Sitting On Top Of The World”, “Cry Me a River”, “The World Is Waiting For The Sunrise” e “Tiger Rag”. Já Brian Setzer faz um dueto de arrepiar no encerramento do programa com mais do que clássico “Twenty Flight Rock”. Pelo menos duas gravadoras brasileiras já negociam os direitos para lançar o pacote por aqui ainda neste ano.

Jeff Beck e Imelda May no show em homenagem a Les Paul em 2010

Lista de músicas do CD e do DVD:

01. Double Talking Baby (feat. Darrel Higham)
02. Crusin’ (feat. Darrel Higham)
03. The Train It Kept A Rollin’ (feat. Darrel Higham)
04. Cry Me A River (feat. Imelda May & Jason Rebello)
05. How High The Moon (feat. Imelda May)
06. Sitting On Top Of The World (feat. Imelda May)
07. Bye Bye Blues (feat. Imelda May)
08. The World Is Waiting For The Sunrise (feat. Imelda May)
09. Vaya Con Dios (feat. Imelda May)
10. Mockin’ Bird Hill (feat. Imelda May)
11. I’m A Fool To Care (feat. Imelda May)
12. Tiger Rag (feat. Imelda May)
13. Peter Gunn (feat. Jason Rebello And Trombone Shorty)
14. Rocking Is Our Business (feat. Darrel Highham, Jason Rebello And Trombone Shorty)
15. Apache
16. Sleep Walk
17. New Orleans (feat. Gary U.S. Bonds & Jason Rebello)
18. Walking In The Sand
19. Please Mr. Jailor (feat. Imelda May)
20. Twenty Flight Rock (feat. Brian Setzer)

Tudo o que sabemos sobre:

Brian SetzerImelda MayJeff BeckLes Paul

Tendências: