Jeff Beck e Rod Stewart: projeto será de blues radical e pesado

Dean Goodman - Reuters

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O guitarrista Jeff Beck quer fazer um último álbum maravilhoso com Rod Stewart antes de o cantor virar presença constante em Las Vegas. 

PUBLICIDADE

Os roqueiros britânicos, ambos com 66 anos, discutiram recentemente a possibilidade de colaborarem pela primeira vez em mais de 25 anos, com a esperança de que o projeto resultante retome a colaboração onde o trabalho inovador de blues deles parou no final dos anos 1960. 

Beck disse à Reuters recentemente que ainda "há alguma quilometragem" que pode ser arrancada de um projeto de reencontro que vai retrabalhar radicalmente músicas antigas de nomes como Muddy Waters e Elmore James.  Mas tudo vai depender de Rod Stewart. "Ele vai ter que ter uma performance nota dez, vocalmente falando", disse Beck, que acredita que Stewart ainda é capaz disso.  Os dois velhos amigos se reencontraram em Los Angeles pouco antes do Natal e deitaram as bases do projeto. Stewart, o cantor que agrada a multidões, retomaria seu título de sucessor de direito de Sam Cooke, e Beck, o notório perfeccionista, forneceria uma base musical poderosa.  Será que Beck pretende sacudir o mundo, ao estilo do Led Zeppelin? "Vamos fazer isso, sim", disse Beck sem hesitar. "O projeto nem sequer verá a luz do dia se não for assim." Na verdade, ele prometeu destruir as fitas se o projeto for abortado.  No fim dos anos 1960, antes de se tornar um ídolo pop global, Rod Stewart teve sua grande chance, cantando canções de blues com o Grupo Jeff Beck, uma formação que teve vida curta, mas que poderia ter deixado o Led Zeppelin na sombra.  Os dois álbuns que fizeram juntos, "Truth" e "Beck-Ola", firmaram "Rod the Mod" como um dos grandes cantores soul da Inglaterra. Mas então o grupo se desfez. Rod Stewart virou um grande astro do rock e raramente voltou a se testar. Jeff Beck continuou a ser um favorito cult.   "Ele deveria ter ficado comigo. Eu poderia ter poupado vocês de 'Maggie May'", brincou Beck, falando do primeiro grande sucesso de Stewart, em 1971.   Beck e Stewart tocaram juntos novamente em 1985, em um cover R&B de "People Get Ready", de Curtis Mayfield. A grande dúvida é o próprio Stewart, que se tornou pai pela oitava vez há algumas semanas. Ele e Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, vão começar uma turnê norte-americana em 20 de março. Beck também tem um itinerário de turnê bastante cheio.  De acordo com a revista Rolling Stone, Stewart também está negociando para estender sua temporada recente no Caesars Palace de Las Vegas, para abranger temporadas múltiplas nos próximos dois anos. E está pensando em se apresentar no Carnegie Hall, onde cantaria canções dos álbuns de sucesso "American Songbook", nos quais interpretou standards antigos em estilo Frank Sinatra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.