Jazz e progressivo com HoBoLeMa, os mestres da improvisação

Estadão

22 de dezembro de 2010 | 08h40

Marcelo Moreira

Pegue um terço da última formação do King Crimson, adicione um discípulo de Frank Zappa e reverenciado por Jeff Beck e coloque também um guitarrista virtuoso que tocou no Soft Machine. Este é o HoBoLeMa, quarteto de rock progressivo e jazz fusion que faz um instrumental da melhor qualidade.

Não existe nada parecido na atualidade e já tem gente comparando o supergrupo ao Transatlantic, outro quarteto que reúne estrelas do proge e do metal sob a liderança do baterista Mike Portnoy (ex-Dream Theater).

Capa de CD pirata da apresentação de Oakland, nos Estados Unidos

O HoBoLeMa é formado por Allan Holdsworth (guitarra, ex-Soft Machine, UK e Jack Bruce), Terry Bozzio (bateria, ex-Frank Zappa e Jeff Beck), Tony Levin (ex-King Crimson e Anderson, Bruford, Wakeman and Howe) e Pat Mastelotto (percussão, ex-King Crimson).

Cada um é fera em seu instrumento e o que em princípio seria uam série de jam sessions em Nova York se tornou uma banda instrumental com shows concorridos no Japão e na Costa Oeste dos Estados Unidos.

A improvisação domina o repertório dos shows, tanto que as músicas nem nome tem. Nas poucas peças piratas que aparecem na internet, as músicas aparecem nomeadas como “Improvisation 1”, “Improvisation 2” e por aí vai.

Não é um caos completo. Os temas têm sempre uma estrutura, que é puxada geralmente por Holdsworth. Levin e Mastelotto são responsáveis por man ter, na maior parte do tempo, o tema em questão, sustentando o ritmo, enquanto que Bozzio e o guitarrista exercitam seus virtuosismos jazzísticos.

O quarteto já negocia com duas gravadoras o lançamento em CD e DVD de uma apresentação na cidade californiana de Oakland em janeiro de 2010. No entanto, nada ainda existe de novidade a esse respeito, até porque todos os integrantes mantêm vários projetos paralelos e carreiras solo. De qualquer forma, quem puder, veja o quão bom é o som dos veteranos no YouTube.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: