Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos Beatles - parte 2

Doctor Robert - publicado originalmente no site Whiplash

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

PUBLICIDADE

Foram feitas várias e várias tomadas, durante o processo de gravação do álbum  mais desconcertante do quarteto. Uma de suas primeiras versões tinha a incrível  duração de 27 minutos e 11 segundos (!!!). Segundo depoimentos de quem já a  ouviu, era mais arrastada e hipnótica do que a versão final que chegou ao vinil.

A lendária versão longa chegou a ser cogitada para fazer parte da coleção "Anthology", mas o produtor George Martin, após ouvi-la mais uma vez, achou que  não tinha nada demais, e foi feita a opção por outra gravação mais curta, de  4:37 - na verdade, tratava-se de uma edição de outro longo take, que durou cerca  de 11 minutos, aproximando-se bastante da outra mais longa.

Quanto à versão que  realmente entrou no disco original, foram gravados no mesmo dia 18 takes,  durando em média cinco minutos cada um. E foi justamente o último deles o  escolhido como definitivo, onde ao final pode-se ouvir Ringo jogando as baquetas  pelo estúdio e gritando: "I've got blisters on my fingers!!!" ("Estou com bolhas  nos meus dedos!!!").

Reza a lenda que enquanto Paul gravava os vocais, George  Harrison corria pelo estúdio com um cinzeiro em chamas sobre sua cabeça, como  uma espécie de coroa flamejante à la Arthur Brown... Tudo devidamente registrado  em um misterioso vídeo que os fãs jamais assistiram e permanece arquivado no  acervo pessoal do grupo...

Publicidade

Um outro detalhe curioso: a versão definitiva de "Helter Skelter" não foi  produzida por George Martin, como de costume. Ele se encontrava em férias, e  Chris Thomas havia sido contratado para substitui-lo no período.

Chris relata  que inicialmente sofreu muita rejeição por parte da banda e mal conseguia abrir  a boca. E a coisa piorou ainda mais após seu primeiro diálogo com um Beatle. Ao  conversar com Paul, sua motivação foi de vez para o ralo. Segundo ele, foi mais  ou menos assim.

PAUL: 'O que você está fazendo aqui?' CHRIS: 'George (Martin) não te  falou?' PAUL: 'Não!' CHRIS: 'Bem, ele disse para eu vir até aqui e ajudar  vocês.' PAUL: 'Bom... se você quiser produzir nosso disco, você pode. Se você  não quiser, então eu posso te dizer para ir se f...'

Uma matéria incrivelmente detalhada sobre o processo de gravação da canção  pode ser conferida no site "Beatles Brasil", no link abaixo.

http://www.thebeatles.com.br/beatles-helter-skelter.php

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.