Grupo Nenhum de Nós lança 14º álbum da carreira

Estadão

01 de maio de 2011 | 17h30

do Jornal da Tarde

A banda gaúcha Nenhum de Nós, há 25 anos na estrada, lança o álbum Contos de Água e Fogo, o 14º da carreira, só com músicas inéditas. O disco chega para quebrar um jejum de seis anos sem lançar nada novo. O último álbum com novas composições foi Pequeno Universo, de 2005.

Depois disso, em 2007, a banda gravou A Céu Aberto, ao vivo, em comemoração aos 20 anos de carreira. Demoramos tanto tempo por uma questão logística. Nossa programação era lançar o disco em 2007, antes do ao vivo”, diz o vocalista Thedy Corrêa. “Não temos essa ansiedade de fazer um trabalho atrás do outro. Acreditamos na consistência artística de cada projeto”, completa o músico.

Divulgação

Divulgação – Vocalista Thedy Corrêa (ao centro) diz que a banda gravou com liberdade

 No caso de Contos de Água e Fogo, essa consistência começa já no título do disco. “Traçamos um perfil do que queremos lançar em termos de letra e conteúdo. Sempre buscamos um conceito. E no caso desse álbum, é um relato do contraditório”, explica Thedy. “Falamos do positivo e do negativo. Do alívio e da dor. A própria canção Água e Fogo fala disso. E a questão do Contos é porque nossas letras trazem esse aspecto literário narrativo”.

 A faixa que abre o disco, Correntes, remete ao ano de 1986, quando a banda fez sucesso em todo o País com Camila, Camila. A canção tem uma pegada mais pesada, como esse hit, e coloca as guitarras em evidência. O lado mais roqueiro do grupo foi exposto propositalmente e de forma natural. E esse mesmo peso também é encontrado em Outono Outubro.

Mas o disco também traz também composições inspiradas na folk-music, como em Pequena, com arranjos de viola e bandolim. Os gaúchos ainda contaram com a parceria do carioca Leoni (ex-Kid Abelha) em Melhor e Diferente. “A colaboração de parceiros externos traz uma diversidade ao projeto e enriquece nossa história”, garante Thedy.

Além de Leoni, participaram o roqueiro baiano Fábio Cascadura, o uruguaio Socio e o argentino Pablo Uranga. Gravado de forma independente, o disco foi lançado pelo selo Imã Records, com distribuição da Radar. “Nos comportamos como uma banda independente desde 1994”, diz Thedy. “Dessa forma fazemos nosso trabalho sem nenhuma interferência”, explica o vocalista.

Tudo o que sabemos sobre:

LeoniNenhum de Nós

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.