Funky, rock e groove no timbre único de Edú Marron

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Pouca gente prestou a atenção no rapaz negro, de visual à la Jimi Hendrix, montando seu equipamento no estande pequeno da Acedo Áudio na ExpoMusic 2013, uma das boas fábricas de amplificadores do Brasil. Ignorando o calor, Edú Marron empunhou sua guitarra de forma invertida - canhoto como o ídolo Hendrix - e mandou ver um funky rock instrumental der primeira qualidade com seu quinteto, com direito a intervenções precisas do bom gaitista Alberto Alves. Imediatamente um pequeno público se amontoou para ver a música com timbres cristalinos e limpos. E tudo ali, de graça...

PUBLICIDADE

Ex-skatista profissional, Marron tem sua trajetória musical parecida com a do ex-surfista Jack Johnson, hoje um nome gigante do mercado internacional fazendo uma mistura de folk e pop ao violão acústico. O brasileiro, entretanto, gosta mesmo é de eletricidade.

Ainda que Hendrix seja uma referência óbvia e celebrada, o guitarrista faz questão de destacar a sua versatilidade. "Algum Lugar", seu mais recente álbum, que é duplo, traz uma mistura bem variada de funk, samba, groove e o que ele chama de swing brasileiro, incluindo música eletrônica, hip hop, groove/rock.

"Amo andar de skate, apavorei muito nas pistas de São Caetano do Sul e São Bernardo, no ABC, mas a guitarra falou mais alto em um determinado momento da minha vida. Foi a hora de misturar tudo o que aprendi ouvindo mestres como Hendrix, Buddy Guy, George Benson, James Brown, Djavan e também Bob Marley. Creio que a versatilidade e o ecletismo são algumas de minhas marcas como artista", diz o guitarrista.

O segundo disco acentua ainda mais a mistura de ritmos, timbres considerados vintage misturados com samplers, guitarras, percussão, baixo acústico e muita sonoridade diferente entre vários estilos, com músicas incluídas na trilha sonora do filme "Oakley Retratum". Marron também trabalha com design gráfico, gosta de misturar ilustração com fotografia e colagens.

Publicidade

Recentemente participou de um festival na Itália, onde tocou ao lado de gente como o trio norte-americano Medeski, Martin & Wood. Anteriormente, dividiu o palco com Joe Buttler Trio, Donavon Frankenheiter, Falcão e os Loucomotivos, Natiruts, Hurtmold, Malú Magalhães, entre outros.

"Algum Lugar" é bem variado, e mostra algo difícil de se conseguir no mundo musical: o timbre reconhecível da guitarra. É possível ver um estilo próprio no trabalho de Edú Marron, em especial quando ele parte para o ataque nos grooves, onde descamba para um funk alucinado, mas de extremo bom gosto. Mais uma das gratas surpresas da ExpoMusic 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.