Fantasma dos anos 80, Picture volta mais pesado e brutal

Estadão

22 de março de 2012 | 11h58

Marcelo Moreira

A maior banda de heavy metal da Holanda decidiu voltar para valer. Depois do aquecimento da turnê europeia de 2009 e do lançamento do bom álbum “Old Dogs, New Tricks”, o quinteto decidiu que deveria quebrar tudo naquele que pode ser um dos grandes lanlamentos de 2012.

“Warhorse” é muito pesado e muito old school, sem que isso seja um defeito. A tentativa de recriar o som sujo e o ambiente opressivo das gravações do início dos anos 80 deu certo e traz o Picture no auge da forma para comemorar os seus 35 anos de fundação.

É evidente que o novo trabalho não traz épicos como a maravilhsoa “Eternal Dark” e está longe de grandes álbuns como “Heavy Metal Ears” ou “Diamond Dreamer”, mas ao mesmo tempo consegue ser melhor do que 90% do material lançado atualmente pelas bandas do estilo.

À primeira ouvida os holandeses parecem ter aderido stoner metal que virou moda desde 2006 na Europa. Nada mais enganoso. O trabalho de guitatras é denso e pesado, mas se distancia da lentidão do estilo stoner. As músicas são rápidas e bem construídas, com destaque supreendente para o baixo gordo e violento.

A formação atual é bem diferente daquela que colocou o nome da banda no panorama europeu em 1983. Tocam no grupo hoje Pete Lovell (vocalista), Peter Bourbon (guitarra), Rinus Vreugdenhil (baixo), Laurens Bakker (bateria) e Gert Nijboer (guitarra). Bakker e Vreugdenhil são os fundadores, enquanto que Lovell entrou em 1984, sendon que saiu e voltou várias vezes.

Depois do auge do grupo, entre 1982 e 1985, o Picture sofreu com mudanças de formação e brigas internas, até se dissolvesse em 1988. Houve um breve retorno entre 1997 e 1999 patrocinado pelo guitarrista Jan Bechtum, que tocou entre 1986 e 1988, mas a rejeição foi enorme.

Nova reunião só ocorreria em 2007, com Bechtum sendo “obrigado” a aceitar o retorno de Lovell, Bakker e Vreugdenhil. Essa formação durou apenas dois anos, com Bechtum brigando novamente e senso substituído por Peter Bourbon, que permanece no grupo.

 

Lista de músicas

01. Battle Plan
02. Shadow Of The Damned
03. Rejected
04. Edge Of Hell
05. The King Is Losing His Crown
06. Think I Lost My Way
07. Killer In My Sights
08. My Kinda Woman
09. The Price I Pay
10. War Horse
11. Stand My Ground
12. Eternal Dark MMXI

Tudo o que sabemos sobre:

Picture

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: