ExpoMusic ameniza frustração com Rock in Rio e apresenta rock de alta qualidade em São Paulo

da equipe Combate Rock

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma coincidência não muito feliz fez com que a ExpoMusic 2013, em São Paulo, fosse realizada ao mesmo tempo em que o Rock in Rio. Houve até um certo temos de que pudesse haver um esvaziamento do evento paulista, mas a maior reunião do setor musical da América Latina parece não se importar. Ainda bem, pois a feira deve apresentar este ano mais novidades, mais lançamentos e mais shows, justamente para comemorar a 30° edição.

PUBLICIDADE

Quem não teve condições de ir ao Rio der Janeiro não vai ficar de mãos abanando. A feira vai promover shows entre os dias 20 e 22 de setembro da melhor qualidade, que vai do rock básico ao heavy metal extremo. Golpe de Estado, Korzus, Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra), Edu Ardanuy (Dr. Sin), Kiko Loureiro (Angra), Mindflow e Pepeu Gomes, entre outros artistas.

É possível ainda que ocorram shows pequenos e jam sessions com a participação de integrantes do trio Dr. Sin e dois integrantes do Angra, Rafael Bittencourt (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria). Assim como no ano passado, haverá um concurso de bandas iniciantes e de revelação de artistas solo, oq ue aumentou bastante o interesse pelo evento.

A ExpoMusic se tornou um grande negócio e uma vitrine importante para o mercado musical - em 2012 gerou cerca de R$ 250 milhões em negócios. Embora respeitável, o setor poderia ter um desempenho mais interessante, já que o potencial é imenso. Até o final do ano, a previsão e de que a música, envolvendo instrumentos musicais e eventos ligados possam render um faturamento de R$ 700 milhões, 12% a mais do que em 2012.

Transformação

Publicidade

A feira é um retrato fiel das transformações que o mercado musical sofreu em 30 anos. Em 1983, quando aconteceu a primeira edição da Expomusic, a Feira Internacional da Música, The Police estava no topo das paradas de sucesso internacionais com os hits "Every Breath you Take" e "King of Pain". O U2 celebrava o hit "New Year's Day" e o Duran Duran tocava "Hungry Like the Wolf". David Bowie lançava "China Girl".

 Foto: Estadão

No Brasil, o maior sucesso era Ritchie com sua "Menina Veneno". A banda Blitz fazia "A Dois Passos do Paraíso" e Tim Maia tinha duas canções bombadas no repertório: "Me Dê Motivo" e "Vale Tudo", esta gravada com Sandra de Sá. Michael Jackson já era forte referência da música pop tendo "Billie Jean" e "Beat It" entre as músicas mais executadas no mundo.

Nos anos 80, o LP respondia por 59% das vendas, hoje representa apenas 1,3%. O sucessor do vinil, o CD, tem 49,1% do mercado e vem perdendo espaço dia após dia para os downloads legais e serviços de música online. Há 30 anos poucos imaginariam que um dia comprariam música pelo celular.

"Em termos de instrumentos e equipamentos, nos anos 80 a reserva de mercado restringia muito o trabalho dos músicos brasileiros, que tinham à disposição produtos de fabricação nacional com preços altos e qualidade inferior aos encontrados fora do País", conta Northon Vanalli, técnico em produto da Sonotec, empresa responsável por trazer ao Brasil instrumentos de cordas, percussão e acessórios de marcas mundiais como Takamine, Strinberg, Gretsch, Ovation, Karsect, Genz-Benz, entre outras.

Nos anos 90, a abertura de mercado trouxe profundas mudanças no cenário musical brasileiro. Nasceram grandes importadoras que passaram a trazer ao País itens de marcas consagradas. "Surgiram importantes polos de compras como a Rua Santa Efigênia e a Teodoro Sampaio em São Paulo, além da Rua da Carioca no Rio de Janeiro", relembra Emil Casseb, gerente do Departamento de Áudio da Yamaha Musical do Brasil.

Publicidade

A partir dos anos 2000 a internet e os recursos eletrônicos trouxeram profundas mudanças ao setor. As novas tecnologias possibilitaram aos músicos explorarem novos sons e estilos. "Pode-se dizer que é graças à tecnologia que foram abertos inúmeros campos no estilo musical", diz Takao Shirahata, diretor da Roland do Brasil.

PUBLICIDADE

Com tanto acesso à informação, até a maneira de consumir música mudou. A 'vida útil' de uma música é bem mais curta. "Os sucessos 'cansam' com mais facilidade e os grandes artistas precisam encontrar alternativas para manterem-se em alta", observa Edilson Coutinho, técnico em produto da Sonotec. Por outro lado, também os instrumentos musicais e acessórios precisam ser atualizados constantemente, alterando modelos, inserindo novas cores e mantendo bons preços - tudo isso com o objetivo de atrair e manter o consumidor.

SERVIÇO

Expomusic 2013 - 30ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.

Data: 18 a 22 de setembro de 2012 Horários: 18 a 21, das 11h às 21h; dia 22, das 11h às 19h. Dias 18 e 19 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou credencial. Dias 20 a 22, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores, músicos ou do setor com credencial.

Publicidade

Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.

É obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto na recepção do evento.

Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.