Especial Robert Johnson: 'Blues era coisa do diabo' – parte 3

Estadão

24 Abril 2011 | 18h30

Gabriel Vituri

A coleção The Complete Original Masters – Centennial Edition, lançada para celebrar o centenário de Robert Johnson, será limitada inicialmente em mil unidades e vendida somente pela internet.

A caixa traz um CD duplo – o único item que poderá ser comprado separadamente – com todas as 42 gravações do compositor remasterizadas (outros lançamentos traziam apenas 41 takes, sem a versão extra de Traveling Riverside Blues).

O documentário The Life And Music of Robert Johnson: Can’t You Hear the Wind Howl e dois CDs com gravações de contemporâneos a Robert, como Tommy Johnson e Furry Lewis, também fazem parte do pacote completo. As verdadeiras joias, porém, são 12 pequenos discos de vinil.

 Acompanhados por um livreto com informações sobre as gravações, as réplicas trazem 24 canções (lado A e B) de Robert Johnson lançadas em 1936 e 1937. Entre as faixas dos singles estão clássicos como Sweet Home Chicago, I Believe I’ll Dust My Broom, Little Queen of Spades e Terraplane Blues.

Esta última, uma metáfora sexual que compara a mulher a um automóvel sedã, foi considerada um sucesso para época, com cerca de cinco mil cópias vendidas. É claro, todo luxo tem seu preço. Prevista para ser entregue aos compradores de todo o mundo a partir do dia 26 de abril, a relíquia custará R$ 572,79, sem o frete – com todas as taxas e os impostos o valor passa dos R$ 1 mil.

Entrevista

Steven Johnson, músico e vice-presidente da Fundação Robert Johnson, se dedica a divulgar a obra do avô pelos EUA. Ele falou por email ao Estado de S. Paulo:

Seu pai, Claud, e Robert Johnson viveram juntos?

Não. Ele nasceu em 16 de dezembro de 1931 e foi criado pelos avós. Reverendo Alex Smith, seu avô, acreditava que o blues era música do diabo, e não queria o neto envolvido nisso.

Há mais novidades?

Em 6 de maio, a Sony lançará um novo site da fundação.

Do que ele morreu, afinal?

Depois de envenenado ele teve pneumonia, possivelmente o principal motivo de sua morte.

Mais conteúdo sobre:

Robert Johnson