Especial Robert Johnson: Blues era coisa do diabo - parte 3

Gabriel Vituri

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A coleção The Complete Original Masters - Centennial Edition, lançada para celebrar o centenário de Robert Johnson, será limitada inicialmente em mil unidades e vendida somente pela internet.

PUBLICIDADE

A caixa traz um CD duplo - o único item que poderá ser comprado separadamente - com todas as 42 gravações do compositor remasterizadas (outros lançamentos traziam apenas 41 takes, sem a versão extra de Traveling Riverside Blues).

O documentário The Life And Music of Robert Johnson: Can't You Hear the Wind Howl e dois CDs com gravações de contemporâneos a Robert, como Tommy Johnson e Furry Lewis, também fazem parte do pacote completo. As verdadeiras joias, porém, são 12 pequenos discos de vinil.

 Foto: Estadão

 Acompanhados por um livreto com informações sobre as gravações, as réplicas trazem 24 canções (lado A e B) de Robert Johnson lançadas em 1936 e 1937. Entre as faixas dos singles estão clássicos como Sweet Home Chicago, I Believe I'll Dust My Broom, Little Queen of Spades e Terraplane Blues.

Esta última, uma metáfora sexual que compara a mulher a um automóvel sedã, foi considerada um sucesso para época, com cerca de cinco mil cópias vendidas. É claro, todo luxo tem seu preço. Prevista para ser entregue aos compradores de todo o mundo a partir do dia 26 de abril, a relíquia custará R$ 572,79, sem o frete - com todas as taxas e os impostos o valor passa dos R$ 1 mil.

Publicidade

Entrevista

Steven Johnson, músico e vice-presidente da Fundação Robert Johnson, se dedica a divulgar a obra do avô pelos EUA. Ele falou por email ao Estado de S. Paulo:

Seu pai, Claud, e Robert Johnson viveram juntos?

Não. Ele nasceu em 16 de dezembro de 1931 e foi criado pelos avós. Reverendo Alex Smith, seu avô, acreditava que o blues era música do diabo, e não queria o neto envolvido nisso.

Há mais novidades?

Publicidade

Em 6 de maio, a Sony lançará um novo site da fundação.

Do que ele morreu, afinal?

Depois de envenenado ele teve pneumonia, possivelmente o principal motivo de sua morte.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.