Em comemoração aos 50 anos da banda, The Beach Boys lança álbum de inéditas

Estadão

07 de agosto de 2012 | 06h36

 E+

Divulgação
Divulgação

 The Beach Boys, uma das mais lendárias bandas da história da música, reuniu-se para celebrar seu 50º aniversário, que inclui uma grande turnê internacional, relançamento de álbuns de catálogo em edições comemorativas e o disco inédito That’s Why God Made The Radio. O álbum estreou no top 5 da Billboard, alcançando direto o 3º lugar da lista; é a primeira vez, em 50 anos de carreira, que a banda consegue este resultado com um lançamento.

Gravado no Ocean Way Studios, este é o 29º álbum de estúdio do grupo e o primeiro em décadas a reunir Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine, Bruce Johnston e David Marks, os membros originais sobreviventes do The Beach Boys. 

Produzido por Brian Wilson e com produção executiva de Mike Love, as 12 novas canções ilustram a evocativa história da costa oeste americana, com a assinatura atemporal da banda. O primeiro single do álbum, That’s Why God Made The Radio, é uma ode radiante aos campeões das músicas de rádio, ao redor do mundo. O lyric video e o making of da faixa estão disponíveis no canal da banda no Youtube, assim como os webisodes sobre o disco.

Nas palavras de Mike Love, “para nós que crescemos nos anos 50, 60, 70, o rádio desempenhou um importante papel em nossas vidas. Quando éramos jovens, nós saíamos de casa e sentávamos no carro do Brian para ouvir as estações de rádio locais”. “O rádio foi toda a minha educação”, diz Brian Wilson. “Chuck Berry, Rosemary Clooney, The Four Freshmen, Phil Spector, Little Richard”, afirmou.

Fundada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, The Beach Boys era originalmente formada por três irmãos adolescentes: Brian, Carl e Dennis Wilson, o primo Mike Love e um amigo do colégio, Al Jardine. Em 1962, o vizinho David Marks juntou-se ao grupo para sua primeira onda de sucessos com a Capitol Records, deixando-o no final de 1963, e em 1965, Bruce Johnston entrou para a banda quando Brian Wilson aposentou-se das turnês para se concentrar apenas em escrever e produzir as músicas do grupo.

Os Beach Boys mantêm o título na Billboard Nielsen SoundScan de banda americana que mais vendeu álbuns e singles na história, e também são o grupo americano com mais hits a entrarem no Billboard Top 40 (36 faixas). Sounds Of Summer: The Very Best Of The Beach Boys tornou-se disco de platina triplo, e The SMiLE Sessions, lançado em novembro e aclamado pela crítica, foi escolhido como o relançamento do ano, em 2011, pela revista Rolling Stone. Introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, em 1988, são ganhadores do Grammy pelo conjunto da obra.

Tudo o que sabemos sobre:

Beach Boys

Tendências: