Conhecendo os Yardbirds, a banda dos guitarristas craques e gênios

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Imagine um time de futebol que reúna em seu elenco Pelé, Beckenbauer e Maradona ao mesmo tempo, todos no auge de suas formas. Ou Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho no mesmo elenco. É mais ou menos isso o que ocorreu com The Yardbirds, o maior celeirio de gênios guitarristas do rock. Foi a única banda que conseguiu rivalizar com os Rolling Stones nos botecos de blues ingleses e nas paradas de sucesso nos anos 60.

PUBLICIDADE

Um pouco dessa magia pode ser conferida agora em "Shapes of Things - The Best of", a mair recente coletânea de sucessos abrangendo toda a carreira do grupo, agora com músicas remixadas e remasterizadas, fato que difere este CD duplo de apanhados de maiores sucessos anteriores.

Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page passaram pela banda criada no finalzinho de 1962 e que estourou nos clubes de jazz e blues no começo do ano seguinte. Não chegaram a tocar juntos. Beck substituiu Clpaton e tocou por poucos meses ao lado de Page em 1966, enquanto este ficou no baixo inicalmente, para depois fazer um "duelo" de guitarras.


 Foto: Estadão

O primeiro CD ocntém os maiores sucessos, lançados entre 1963 e 1965. Abre com "For Your Love", composição de Graham Gouldman (futuro intergrante do 10CC), único registro oficial em estúdio com Eric Clapton. Em seguida, um hit atrás do outro, já com Jeff Beck: "Heart Full Of Soul", "Evil Hearted You", "Shapes Of Things", "A Certain Girl", "I Wish You Would", "I Ain't Got You", "Boom Boom", "Good Morning Little School Girl", "Talking Bout You"...

Publicidade

No outro CD traz músicas que não foram sucessos estrondosos, mas que fizeram a alegria dos puristas do blues, como "Mister You're a Better Man Than I", "Steeled Blues", "Over Under Sideways Down" e "Happenings Ten Years Time Ago", além de uma versão de "I'm a Man", clássico de Muddy Waters, o hit "Still I'm Sad" e a rara "Stroll On", que nada mais é do que uma adpatação do clássico do blues "Train Kept a Rollin'" - a música foi executada pela banda durante as filmagens do filme "Blow Up - Depois Daquele Beijo", de Michelangelo Antonioni, de 1966.

A apresentação contida no filme é o único registro em vídeo de uma apresentação dos Yardbirds com Beck e Page juntos, os dois tocando guitarra - Page já havia trocado de posição com o baixista Chris Dreja, para a sorte de todo o mundo do rock.


 Foto: Estadão

A curiosidade é a cena, que envolvia a quebra de instrumentos, havia sido escrita originalmente para o Who, que tinha fama de destruir o equipamento ao final dos shows. Por alguma razão que ainda hoje permanece oculta, o Who não aceitou participar do filme, sendo sunstituído rapidamente pelos Yardbirds, e com Beck substituindo Pete Townshend com bastante empenho.

A coletânea deixa de registrar os momentos pouco edificantes dos Yardbirds como um quarteto, já no final da existência, quando estava claro que os integrantes, exceto Jimmy Page, tinham perdido o interesse na banda. Realmente não fazem falta.

Se a ideia é começar a conhecer de onde surgiram os maravilhosos solos de guitarra de Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page, essa coletânea cumpre o prometido. No próximo texto contarei um pouco da história dos Yardbirds em complemento a este post, que considero uma das legais do rock.

Publicidade

Disco 1

PUBLICIDADE

1. For Your Love 02. Heart Full Of Soul 03. Evil Hearted You 04. Shapes Of Things 05. A Certain Girl 06. I Wish You Would 07. I Ain't Got You 08. Boom Boom 09. Good Morning Little School Girl 10. Talking Bout You 11. My Girl Sloopy 12. Jeff's Boogie 13. Train Kept A Rollin 14. Here 'Tis 15. Lost Women 16. Smokestack Lightning (Live) 17. Jeff's Blues 18. The Nazz Are Blue 19. Got To Hurry 20. Too Much Monkey Business

Disco 2

01. Over Under Sideways Down 02. Happenings Ten Years Time Ago 03. I'm A Man 04. Stroll On 05. Mister You're a Better Man Than I 06. Still I'm Sad 07. Ever Since The World Began 08. Putty In Your Hands 09. What Do You Want 10. Rack My Mind 11. I'm Not Talking 12. I Ain't Done Wrong 13. Psycho Daisies 14. I Can't Make Your Way 15. Someone To Love 16. Mr Zero - Keith Relf 17. Honey In Your Hips 18. Sweet Music 19. Steeled Blues 20. Louise (Live)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.