Conhecendo os Yardbirds, a banda dos guitarristas craques e gênios

Estadão

06 de dezembro de 2010 | 08h13

Marcelo Moreira

Imagine um time de futebol que reúna em seu elenco Pelé, Beckenbauer e Maradona ao mesmo tempo, todos no auge de suas formas. Ou Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho no mesmo elenco. É mais ou menos isso o que ocorreu com The Yardbirds, o maior celeirio de gênios guitarristas do rock. Foi a única banda que conseguiu rivalizar com os Rolling Stones nos botecos de blues ingleses e nas paradas de sucesso nos anos 60.

Um pouco dessa magia pode ser conferida agora em “Shapes of Things – The Best of”, a mair recente coletânea de sucessos abrangendo toda a carreira do grupo, agora com músicas remixadas e remasterizadas, fato que difere este CD duplo de apanhados de maiores sucessos anteriores.

Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page passaram pela banda criada no finalzinho de 1962 e que estourou nos clubes de jazz e blues no começo do ano seguinte. Não chegaram a tocar juntos. Beck substituiu Clpaton e tocou por poucos meses ao lado de Page em 1966, enquanto este ficou no baixo inicalmente, para depois fazer um “duelo” de guitarras.

Capa de 'Shapes of Things' - Beck é o primeiro da esquerda para a direita; Page é o quarto

O primeiro CD ocntém os maiores sucessos, lançados entre 1963 e 1965. Abre com “For Your Love”, composição de Graham Gouldman (futuro intergrante do 10CC), único registro oficial em estúdio com Eric Clapton. Em seguida, um hit atrás do outro, já com Jeff Beck: “Heart Full Of Soul”, “Evil Hearted You”, “Shapes Of Things”, “A Certain Girl”, “I Wish You Would”, “I Ain’t Got You”, “Boom Boom”, “Good Morning Little School Girl”, “Talking Bout You”…

No outro CD traz músicas que não foram sucessos estrondosos, mas que fizeram a alegria dos puristas do blues, como “Mister You’re a Better Man Than I”, “Steeled Blues”, “Over Under Sideways Down” e “Happenings Ten Years Time Ago”, além de uma versão de “I’m a Man”, clássico de Muddy Waters, o hit “Still I’m Sad” e a rara “Stroll On”, que nada mais é do que uma adpatação do clássico do blues “Train Kept a Rollin'” – a música foi executada pela banda durante as filmagens do filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo”, de Michelangelo Antonioni, de 1966.

A apresentação contida no filme é o único registro em vídeo de uma apresentação dos Yardbirds com Beck e Page juntos, os dois tocando guitarra – Page já havia trocado de posição com o baixista Chris Dreja, para a sorte de todo o mundo do rock.

Capa de 'Five Live Yardbirds', com Clapton (ao centro) na formação

A curiosidade é a cena, que envolvia a quebra de instrumentos, havia sido escrita originalmente para o Who, que tinha fama de destruir o equipamento ao final dos shows. Por alguma razão que ainda hoje permanece oculta, o Who não aceitou participar do filme, sendo sunstituído rapidamente pelos Yardbirds, e com Beck substituindo Pete Townshend com bastante empenho.

A coletânea deixa de registrar os momentos pouco edificantes dos Yardbirds como um quarteto, já no final da existência, quando estava claro que os integrantes, exceto Jimmy Page, tinham perdido o interesse na banda. Realmente não fazem falta.

Se a ideia é começar a conhecer de onde surgiram os maravilhosos solos de guitarra de Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page, essa coletânea cumpre o prometido. No próximo texto contarei um pouco da história dos Yardbirds em complemento a este post, que considero uma das legais do rock.

Disco 1

1. For Your Love
02. Heart Full Of Soul
03. Evil Hearted You
04. Shapes Of Things
05. A Certain Girl
06. I Wish You Would
07. I Ain’t Got You
08. Boom Boom
09. Good Morning Little School Girl
10. Talking Bout You
11. My Girl Sloopy
12. Jeff’s Boogie
13. Train Kept A Rollin
14. Here ‘Tis
15. Lost Women
16. Smokestack Lightning (Live)
17. Jeff’s Blues
18. The Nazz Are Blue
19. Got To Hurry
20. Too Much Monkey Business

Disco 2

01. Over Under Sideways Down
02. Happenings Ten Years Time Ago
03. I’m A Man
04. Stroll On
05. Mister You’re a Better Man Than I
06. Still I’m Sad
07. Ever Since The World Began
08. Putty In Your Hands
09. What Do You Want
10. Rack My Mind
11. I’m Not Talking
12. I Ain’t Done Wrong
13. Psycho Daisies
14. I Can’t Make Your Way
15. Someone To Love
16. Mr Zero – Keith Relf
17. Honey In Your Hips
18. Sweet Music
19. Steeled Blues
20. Louise (Live)

Tendências: