Conheça a história da Zildjian, gigante dos pratos para bateria

Estadão

21 de junho de 2012 | 12h00

PME – Estadão.com.br

Reprodução/site
Reprodução/site
Negócio de pratos para baterias é comandado pela 14ª geração

 A Zildjian é a maior fabricante mundial de chimbau e prato para baterias. Mas talvez pouca gente sabe que trata-se de uma companhia com quase quatro séculos de tradição e administrada pela mesma família. O negócio, que surgiu na Turquia em 1623, hoje é administrado pela 14ª geração da família, representada pelas irmãs Craigie e Debbie Zildjian.A história da empresa, que sobreviveu a Grande Depressão e a duas guerras mundiais, foi contada pelo site da BBC.

Atualmente, a companhia tem sede nos Estados Unidos e controla 65% do mercado e destaca-se pela qualidade do produto. A mistura ideal entre cobre, estanho e prata – desenvolvida pelo fundador da empresa, Avedis Zildjian I – permanece um mistério até hoje. Poucos funcionários, por exemplo, tem acesso ao local onde a mistura é feita.

Mas este não é o único segredo do sucesso da companhia. Como trata-se de uma empresa familiar, há muitas regras elaboradas para garantir o sucesso da empresa. Qualquer familiar que pretenda trabalhar na empresa, por exemplo, precisa ter diploma universitário – de preferência relacionado com administração de negócios.

Além disso, o familiar ainda precisa ter experiência em outras empresas e, uma vez na Zildjian, nunca se reportará a um parente. Debbie Zildjian ainda acrescenta uma outra regra. “Nós sempre encorajamos nossas filhas a não se envolverem com músicos, especialmente bateristas”, afirmou para a BBC.

Clique aqui e leia o texto completo original em inglês publicado no site da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:

Zildjian

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.