PUBLICIDADE

Coletânea traz parte do melhor dos 50 anos dos Beach Boys

da equipe Combate Rock

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Em comemoração ao seu 50º aniversário este ano, The Beach Boys realizaram mais de 50 shows desde Abril e tiveram sua maior estreia no chart de álbuns da Billboard no mês passado junto de seu aclamado no álbum de estúdio, That's Why God Made The Radio.

PUBLICIDADE

A turnê do 50º aniversário concluiu recentemente sua temporada na América do Norte e agora está em curso pela Europa, e a lendária banda tem o prazer em anunciar planos para o lançamento mundial físico e digital de duas novas coleções de hits comemorativas e 12 álbuns de estúdio remasterizados pela Capitol/EMI em 24 de Setembro.

No Brasil, será lançado apenas a coleção Greatest Hits do 50º aniversário de Beach Boys, que possui 20 das canções mais populares da banda, incluindo California Girls, Good Vibrations, Surfin' U.S.A., Wouldn't It Be Nice, God Only Knows, Kokomo, seu último single That's Why God Made The Radio, e muito mais.  

No exterior, chega também um box de luxo com disco duplo e 50 faixas, e sua versão digital, intitulada Greatest Hits: 50 Big Ones também será lançada, com 19 das músicas do disco simples Greatest Hits, com 29 clássicos dos Beach Boys remasterizados, assim como canções do novo álbum da banda, That's Why God Made The Radio, e uma nova versão do single Isn't It Time para as rádios. O box também inclui um livreto expandido com textos recém-escritos pela revista Rolling Stone com a colaboração do editor David Wild e sete cartões postais.

Os 12 álbuns dos Beach Boys foram digitalmente remasterizados por Mark Linett e serão lançados em CD (apenas no exterior) e digitalmente, a maioria com mixagens em mono e estéreo.

Publicidade

Os álbuns são Surfin' U.S.A.; Surfer Girl; Little Deuce Coupe; Shut Down, Volume 2; All Summer Long; The Beach Boys Today!; Summer Days (And Summer Nights!!); Beach Boys Party!; Pet Sounds; Smiley Smile; Sunflower (estéreo); and Surf's Up (estéreo).

 Esses lançamentos marcam a estreia em estéreo de Smiley Smile and Beach Boys Party!, enquanto que The Beach Boys Today! and Summer Days (And Summer Nights!!) estão sendo lançados em estéreo pela primeira vez na sua totalidade. Os lançamentos trazem mixagens nunca antes editadas dos clássicos dos Beach Boys, incluindo Good Vibrations, Help Me, Rhonda, I Get Around, e 409, entre outras.

 Foto: Estadão

 Um box set de seu 50º aniversário também será lançado ainda este ano pela Capitol/EMI. Detalhes sobre este especial lançamento comemorativo será anunciado em breve. 

Os integrantes de Beach Boys, Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine, Bruce Johnston, e David Marks, se reuniram este ano para a maior turnê internacional de 50 anos e That's Why God Made The Radio, o primeiro álbum de estúdio de novas músicas de Beach Boys com os originais membros sobreviventes desde Still Cruisin', de 1989.

Produzido por Brian Wilson e produção executiva de Mike Love, o álbum estreou em #3 no chart de álbuns da Billboard e foi recebido com grande entusiasmo e elogios da mídia e de fãs antigos e novos.

Publicidade

 Por cinco décadas, primeira banda da América pop a atingir a marca de 50 anos gravou e interpretou a música que se tornou trilha sonora favorita do mundo para o verão.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Fundada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, The Beach Boys foi originalmente composto por três irmãos adolescentes: Brian, Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo de escola, Al Jardine. Em 1962, o vizinho de David Marks juntou ao grupo para a sua primeira onda de sucessos com a Capitol Records, deixando no final de 1963, e em 1965, Bruce Johnston se juntou à banda, quando Brian Wilson se aposentou da turnê para se concentrar em escrever e produzir para o grupo. 

 Os Beach Boys assinaram com a Capitol Records em Julho de 1962 e lançaram seu primeiro álbum, Surfin' Safari, no mesmo ano. O álbum ficou 37 semanas na parada da Billboard, tornando o jovem grupo conhecido por suas brilhantes harmonias vocais e o estilo descontraído da Califórnia para o estrelato internacional.

A colaboração de Wilson / Love resultou em muitos grandes hits internacionais, e sob a liderança musical de Brian Wilson, o foco da banda de surf-rock inicial logo foi ampliado para incluir outros temas, tornando The Beach Boys a banda proeminente da América dos anos 1960. 

Em 1966, The Beach Boys foram uma das primeiras bandas a encontrar sua própria gravadora com o lançamento da Brother Records, Inc. (BRI), com os membros da banda como seus acionistas e Capitol Records como parceira de distribuição. BRI continua a gerir a propriedade intelectual de Beach Boys, incluindo o catálogo da banda com a Capitol/EMI e parceiros, bem como nome, logotipos, imagem e semelhança. 

Publicidade

Os Beach Boys se mantém na Billboard / Nielsen SoundScan como a banda americana que mais vende álbuns e singles, e eles são também o grupo americano com o maior número de hits no Top 40 da Billboard (36).

Sounds of Summer: The Very Best Of The Beach Boys alcançou platina tripla pelas vendas, e The SMiLE Sessions, lançado em Novembro, foi anunciado como a #1 Reedição do ano pela revista Rolling Stone em 2011. Introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, em 1988, e ganhadores do Grammy pelo conjunto da obra, os Beach Boys são uma instituição americana que é icônica em todo o mundo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.