Cake: novo álbum mantém a variedade

 Pedro Antunes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sonoramente, parece que Showroom of Compassion, sexto disco de inéditas do grupo californiano Cake, veio logo na sequência de seu antecessor, Pressure Chief, de 2004. Durante os sete anos que separam os dois trabalhos, a banda mais precisou aprender a andar sobre as próprias pernas, deixando a gravadora Columbia Records e criando a sua própria, Upbeat Records.

PUBLICIDADE

Tudo isso envolve muito tempo e dedicação. E a evolução musical do grupo parece ter ficado num segundo plano. O resultado final não é ruim. Pelo contrário: o primeiro lugar nas paradas da Billboard na semana de lançamento, algo inédito na carreira de John McCrea e companhia, é reflexo disso.

Mas o disco merece toda a badalação que teve nos Estados Unidos? Em muitos momentos, sim. É um autêntico álbum do Cake, com surpresas, variações rítmicas, diferentes gêneros musicais, letras um tanto tristes e o vocal preguiçoso de McCrea.

A banda nunca foi muito mainstream, o mercado não prestou muita atenção a eles, mas as misturas de jazz, rockabilly, hard rock, rap e country se impôs de forma natural, com o seu primeiro sucesso, The Distance, seguido pelo divertido cover de I Will Survive, eternizado pela interpretação de Gloria Gaynor. Showroom of Compassion é um disco cheio de surpresas, a cada faixa. "É exatamente isso que eu quero que seja", diz McCrea. "Odeio comprar um disco e ouvir sempre o mesmo tipo de som".

Federal Funding abre o CD com a voz do vocalista cheia de reverb. É seguida pela eletrônica Long Time, uma ótima cartada da banda para voltar às pistas de dança. Há espaço ainda para uma versão "estranha", como McCrea mesmo define, de What's Now is Now, de Frank Sinatra. Já Bound Away é um country puro.

Publicidade

O disco foi trazido pelo antenado selo Oi Musica e, além do formato físico, com embalagem biodegradável, também está disponível para download digital, no site www.oimusica.com.br, por R$ 7,90.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.