PUBLICIDADE

Bowie sempre usou o marketing ao seu favor

Ana Paula de Barros - Especial para o Estado de S. Paulo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Embora fã, o jornalista Marc Spitz não aliviou para Bowie. Sua biografia pode ser chamada assim de 'honesta e impiedosa'.

PUBLICIDADE

David Bowie usou sua homossexualidade para conquistar fãs?

Ele sempre soube usar o marketing a seu favor. Sabia como dizer as coisas certas para os repórteres perfeitos, na hora correta. A competição que existia na esfera musical de Londres, nos anos 60, incentivava as pessoas a usarem todas as artimanhas possíveis para conseguir fama e dinheiro. Mas nós não estaríamos falando sobre ele hoje, se essa fosse a sua única qualidade. O sexo era um meio para atingir seus objetivos, mas ele não garantia o sucesso.

Bowie teve mesmo um caso com Mick Jagger? Você acredita que a sua ex-mulher, Angie Bowie, flagrou os dois na cama?

Mick Jagger e David Bowie são as únicas pessoas que podem confirmar o que realmente aconteceu entre eles. Mas muitas vezes, o mito é melhor do que a realidade.

Publicidade

Em sua opinião, como biógrafo e fã, qual a melhor música e o melhor disco de Bowie?

Acho o álbum Hunk Dory, lançado em 1971, o melhor. Se eu pudesse escolher apenas uma música, a minha preferida seria Sound and Vision ou Sons of the Silent Age.

E as piores coisas que ele fez?

Ouvi alguns álbuns dos quais não gostava e acabei sempre encontrando coisas boas. Mas o trabalho de Bowie mais subestimado é sua trilha sonora de The Buddha of Suburbia.

 Foto: Estadão

Por que Bowie nunca autorizou uma biografia? Acredita que ele mesmo quer lançar as suas próprias memórias?

Publicidade

Provavelmente não, mas pode ser que agora se inspire no lançamento da bio de Keith Richards, que é muito boa.

Por que ele está tão isolado? Não parece apenas um intervalo criativo...

É muito estranho o silêncio. Outro dia pensei também quanto seria estranho ele anunciar um novo álbum. Ele deixou de ser aquele tipo de artista que tem obrigação de lançar algo, mas eu tenho certeza de que não parou de criar. Ouvi dizer que vai lançar um livro, não biografia, mas textos para acompanhar fotos do livro de Rock Mick. Há rumores de que ele está mal de saúde... Esses rumores existem, mas nas últimas fotos que vi dele após a operação realizada em 2004, ele sempre pareceu muito bem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.