Black Sabbath enfim de volta, embora um pouco enferrujado

Estadão

22 de maio de 2012 | 06h40

Marcelo Moreira

Não foi a grande apresentação que todos esperavam. O Black Sabbath bem que tentou algo de triunfal em seu retorno aos palcos após oito anos e fez o que foi possível diante de poucos ensaios, um baterista pouco inspirado e um guitarrista ainda convalescendo de um tratamento contra o câncer.

Para a cidade de Birmingham, na Inglaterra, terra natal da banda, foi um grande evento, mas o país não parou, como todos esperavam. A ausência de Bill Ward, o baterista original, e toda a polêmica envolvendo acusações mútuas e divulgação de cartas abertas acabou por tirar um pouco do brilho do retorno.

Em quase duas horas de show no O2 Academy, o Black Sabbath foi correto e eficiente no show do último sábado, mas nada mais do que isso. A ferrugem deu as caras e faltou um pouco de espontaneidade.

Tommy Clufetos, baterista da banda solo de Ozzy Osbourne, esforçou-se bastante, mas ficou evidente que eram necessários mais ensaios. Ele tem pegada, bate bastante pesado, o som de sua bateria é bastante cristalino, mas estava visivelmente preocupado em não errar.

Se o grau de tolerância for maior e a história da banda, junto com a música, neste caso, prevalecer, então dá para cravar sem medo que foi um bom show. A banda surpreendeu ao ficar por quase duas horas no palco para 19 músicas, enquanto em 2004, durante o Ozzfest, o grupo só tinha bala para 11 canções – claro, levando-se em conta que Ozzy, além de seus conhecidos problemas físicos e de memória, fazia dupla jornada, tocando também com sua banda solo.

O show contou com algumas surpresas, como pouco usuais nas apresentações  “Under the Sun”, “Wheels of Confusion”, “Electric Funeral”, “Tomorrow’s Dream”, “Dirty Women” e “Behind Wall of Sleep”.

Escute ao final do texto o áudio da apresentação do Black Sabbath em Birmingham, com qualidade bem razoável.

Lista de músicas

1.Into the Void
2.Under the Sun
3.Snowblind
4.War Pigs
5.Wheels of Confusion
6.Electric Funeral
7.Black Sabbath
8.The Wizard
9.Behind the Wall of Sleep
10.N.I.B.
11.Fairies Wear Boots
12.Tomorrow’s Dream
13.Sweet Leaf
14.Symptom of the Universe (instrumental)
15.Drum S olo
16.Iron Man 
17.Dirty Women
18.Children of the Grave

Bis

19.Paranoid (Sabbath Bloody Sabbath intro)

Tudo o que sabemos sobre:

Black SabbathOzzyOzzy OsbourneTony Iommi

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.