Ben Harper volta ao Brasil

Roberto Nascimento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Menestrel pop do blues sussurrado, Ben Harper volta ao Brasil pela segunda vez este ano com uma turnê que passa por seis cidades do País, a começar hoje, por Porto Alegre (em São Paulo o show será na próxima sexta-feira, no Via Funchal). A novidade é que entre as duas vindas o cantor lançou Give Til It's Gone, o 11.º álbum de uma carreira que completa 20 anos em 2012.

PUBLICIDADE

A média ilustra a constância de sua música, que já não tem mais o brilho juvenil dos primeiros discos, mas também não afrouxou para algo que indique o fim de carreira. Quando não morrem cedo, bluesmen tendem a envelhecer bem. E o fato é que Ben Harper cozinha seu arroz com feijão de blues intimista e politizado com a competência de sempre. Sua voz está mais calejada.

Quebra nos registros superiores e veste a música com uma fragilidade pertinente à temática das canções, que, em geral, gira em torno de variantes da superação, do messianismo popularesco de Bob Marley, ao ativismo de Marvin Gaye - tudo amplificado pela catarse gospel. Em seus 20 anos de carreira, os próprios títulos dos discos ilustram isso.

 Foto: Estadão

Há Fight For Your Mind (Lute Pela Sua Mente), The Will To Live (Ganas de Viver) e There Will Be A Light (Haverá Luz), entre outros. A proposta do novo trabalho Give Til It's Gone, não é diferente.

A canção I Will Not Be Broken (Eu Não Serei Quebrado) é uma das que apelam à superação. Nas palavras do próprio cantor, em entrevista ao Estado concedida em novembro, "as canções do novo disco seguem a linha do que eu sempre tenho feito. É blues e gospel moderno. Há algumas alterações na produção, mas não é que eu enveredei pelo drum n' bass ou pelo techno".

Publicidade

Como acontece em I Will Not Be Broken, as pregações de Harper são muitas vezes exageradas e óbvias, como cenas de um canal evangélico. Mas os tons de azul lavado que tingem sua música conseguem equilibrar isso e, ao vivo, compõem um bom show acústico.

A turnê começa hoje em Porto Alegre, segue pra Florianópolis (4), Belo Horizonte (6), Brasília (7), São Paulo (9) e encerra-se no Rio, no outro domingo (11). O show em São Paulo terá participação especial da cantora Vanessa da Mata.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.