PUBLICIDADE

Álbum resgata Bon Scott antes de entrar no AC/DC

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Praticamente não existe unanimidade no rock. Nem mesmo os Beatles conseguiram isso, mesmo sendo os Pelés da música popular mundial. Mas um cantor escocês desleixado e meio maloqueiro conseguiu. Bon Scott era um cara legal. Tão legal que não se conhece alguém que fale ou tenha falado mal do sujeito bem humorado, boa praça e cachaceiro.

Morando desde a infância na Austrália e rodando sem trabalho fixo por Perth, Melbourne e Sydney, acabou se transformando em roadie e motorista de van de uma banda de moleques que começava a chamar a atenção. Em 1974, decidiu que podia substituir o vocalista do AC/DC, Dave Evans, sumariamente chutado.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Acabou se tornando uma estrela do rock pelos próximos seis anos, até morrer estupidamente em Londres em 1980, aos 33 anos , no banco de trás de um carro, completamente embriagado.

"Round to Round" é um álbum que mostra o lado zoeiro e despojado de Scott. Lançado em fevereiro passado, reúne algumas canções obscuras gravadas e lançadas sem qualquer pretensão antes de o vocalista entrar no AC/DC. A responsável pelo lançamento é a Starline Media Entertainment,

 O álbum baseia-se no single "Round and Round and Round", gravado por Bon com Peter Cross, da obscura banda australiana Mount Lofty Rangers, em 1973. Foi produzido por Ted Yanni que dedicou dois anos para trazer Scott de volta à vida, com a ajuda de amigos, músicos e técnicos.

Publicidade

A música principal é "Round and Round", que tinha no lado B do compacto simples em vinil "Carey Gully", que abre o álbum atual. As demais músicas foram resgatadas de gravações igualmente obscuras de Bon Scott quando ele integrou por pouco tempo a banda Valentines.

Todas as faixas mostram um cantor ainda contido, sem a eletrizante carga emoxional que impôs nas músicas do AC/DC. São rocks básicos, às vezes ingênuos, com produção pobre e arranjos idem.

Entretanto, descontadas a mixagem, a masterização e o próprio trabalho de recuperação das gravações, a voz e a interpretação de Bon se destacam - ok, em alguns momentos mais pela fraqueza de seus companheiros do que pela excelência propriamente dita de sua performance. Entretanto, é um registro importante, que estava restrito apenas a colecionadores e ao público australiano. Vale como curiosidade, mas para os fãs do AC/DC é obrigatório.

Lista de músicas

01. Carey Gully 02. Round And Round 03. To Know You Is To Love You* 04. She Said * 05. Every Day You Have To Cry * 06. I Can't Dance With You * 07. Peculiar Hole In The Sky* 08. Love Makes Sweet Music* 09. Can Hear The Raindrops* 10. Why Me * 11. Sooky Sooky*

Publicidade

* The Valentines

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.