25 anos de Rock'n Roll Hall of Fame em DVD

Estadão

18 de dezembro de 2010 | 16h00

Julio Maria

A história toda começa em 1986, quando a instituição Rock and Roll Hall of Fame, em Cleveland, Estados Unidos, começa a registrar um a um os nomes de grandes músicos na história do rock via cerimônias cheias de pompa, pensadas pelo produtor Ahmet Ertegun e pelo jornalista Jann Wenner.

A ideia pega como uma espécie de Oscar da música americana, se torna anual e ganha relevância, tirando de casa até gente de alto grau de isolamento, como Bob Dylan e Neil Young. Estar no Salão da Fama se torna o auge, até para quem já havia chegado lá.

O fato que importa, maior do que saber quem está inscrito no Hall of Fame ou não, são os shows. E eles se tornaram lendas pelos encontros que proporcionaram. Imagine em um mesmo palco Axl Rose em plena forma, isso em 1994, cantando com Bruce Springsteen “Come Together”, dos Beatles. E isso bem ensaiado. Ou Eddie Vedder há 17 anos ao lado dos Doors fazendo as vezes de Jim Morrison em “Light My Fire”.

As dezenas de shows foram desmembradas para a criação de uma caixa com nove DVDs batizada Rock and Roll Live of Fame Live, que a Coqueiro Verde coloca nas lojas Saraiva. O esquartejamento deixa as coisas um pouco bizarras para quem vê um DVD após o outro.

 O mesmo Mick Jagger que aparece em um palco abarrotado de Tina Turner, Bob Dylan e Eric Clapton ressurge para dar sequência ao show em outro DVD. Mas isso não é nada perto do prazer de ver versões e encontros que só estão lá.

Jeff Beck faz um tributo a Rod Stewart. Até aí normal, os dois tocaram juntos. Mas ao lado do blueseiro Jonny Lang, novinho, em 1999, ele tem de se segurar para não engolir o moleque na guitarra.

Bruce Springsteen, arroz de festa no evento, ressurge ao lado do U2 para uma comovente “I Steel Haven’t Found What I Looking For” cheio de inspirações, assim como o Metallica vem receber a bênção de Ozzy Osbourne com “Iron Man”, do Black Sabbath, em show de 2006. O melhor é que, ao tocar aquelas músicas apenas uma vez, os artistas se divertem. E todo mundo ganha.

HALL OF FAME
Box com 9 DVDs vendido apenas nas lojas Saraiva ——- P
reço: R$ 99,90
À venda somente na Livraria Saraiva

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: