Foco no bastidor

Estadão

27 de abril de 2010 | 08h00

cinco_cs_300

O filme Avatar mal chegou nas locadoras. Nem precisa alugar para saber que um dos principais atrativos da versão em DVD (ou BluRay, vai saber) são os extras, cheios de entrevistas com os atores, detalhes das filmagens e passo a passo de como foram criados os efeitos especiais. Coisas deste tipo estão em boa parte dos DVDs de filmes de ficção.

Mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que os detalhes técnicos eram segredo industrial, passível até de processos por espionagem (aspecto curiosamente cinematográfico na história do cinema). Se hoje o ‘por trás das cenas’ dos filmes é uma atração à parte, um dos responsáveis é o diretor Joseph V. Mascelli.

O cineasta, morto em 1981, fez fama durante a Segunda Guerra Mundial, filmando treinamentos militares e vídeos institucionais do Exército. A experiência o levou para Hollywood, onde se estabeleceu como diretor de filmes como The Street is my Beat e Strange Compulsion. Algumas décadas depois, em 1965, lançou o que viria a se tornar o livro de cabeceira de diversos aspirantes a cineasta ao redor do mundo: Os Cinco Cs da Cinematografia, que acaba de ser lançado pela primeira vez em língua portuguesa, pela Summus Editorial.

Não espere ver um balanço da produção cinematográfica de qualquer lugar do mundo. A intenção deste livro é estritamente técnica, a começar pelo significado de cada um dos Cs em questão: câmera (ângulos), continuidade, corte, composição e closes. Cada um destes conceitos são explorados com exemplos de filmes feitos até a época de seu lançamento inicial.

O leitor saberá, por exemplo, como são chamados os diversos tipos de enquadramento, em que situação cada um funciona, como uma história fica mais bem amarrada e, mais importante de tudo, como prender a atenção do espectador do começo até o fim.

Ao longo das 288 páginas, são mais de 500 imagens, entre fotos e ilustrações, que ajudam a compreender o processo de produção de um filme – que inclui muito mais profissionais do que os famosos atores de Hollywood. Joseph V. Mascelli também é autor de outros manuais de cinema, como o Mascelli’s Cine Workbook e o American Cinematographer Manual – ambos ainda inéditos no Brasil.