PUBLICIDADE

Feito YouTube

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O público brasileiro pode até achar que não está habituado ao formato dos curtas-metragens. Mas é só impressão - afinal, o Brasil é um dos países que mais acessa o YouTube. E, assim como o popular site, o Festival de Curtas de São Paulo se tornou, em sua 21ª edição, uma plataforma das mais democráticas. Os mais de 400 trabalhos estão divididos em mostras voltadas para todo tipo de linguagem, gênero e público-alvo.

PUBLICIDADE

A Mostra Internacional reúne 71 filmes, vários deles já premiados, como a animação História de Cão, de Serge Avedikian, que levou a Palma de Ouro em Cannes; e O Incidente no Banco, de Ruben Östlund, Urso de Prata em Berlim. A Mostra Brasil, com 54 filmes de 14 estados, também tem seus vencedores. Entre eles, Recife Frio, de Kléber Mendonça Filho, aclamado no Festival de Brasília; e Eu Não Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, premiado no Festival de Paulínia. A produção do estado está no Panorama Paulista, com 15 títulos inéditos.

Você também pode escolher simplesmente pelo tema. Filmes de terror estão na Mostra Dark Side - não perca Ninjas, de Dennison Ramalho. Torcedores fanáticos poderão esquecer a Copa com os filmes de Unidos na Paixão, no Museu do Futebol. Documentários que traçam o perfil de gente como o escultor Sergio Camargo estão em Retrato de Artista. E as crianças se divertem com os 15 curtas da Mostra Infanto-Juvenil. Aliás, sabe aqueles vídeos com dublagens engraçadas que vivem surgindo no YouTube? A garotada também poderá criar seus próprios diálogos para filmes do festival em uma cabine de dublagem na Cinemateca. (Marcel Nadale e Luiza Pereira)

ONDE: Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Cinusp, CCSP, MIS, Espaço Unibanco, Cine Olido e Museu do Futebol. QUANDO: até 27/8. QUANTO: Grátis. Programação completa aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.