Dono da história

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Como bons estrategistas, Hitler e Mussolini sabiam o quanto o revisionismo histórico era essencial na propaganda totalitarista. Negar (ou reescrever) o passado da nação foi um de seus mais hediondos crimes intelectuais. Ao resgatar a história secreta da primeira mulher de Mussolini, extraída à força dos registros oficiais, Vincere é um duplo assombro: por revelar uma rara aplicação particular dessa técnica e por provar que, nessa esfera privada, a carga de crueldade pode ser ainda maior.

PUBLICIDADE

Giovanna Mezzogiorno é puro brio como Ida Dalser, uma cabeleireira que vende o próprio salão para apoiar financeiramente o então agitador político Mussolini (Filippo Timi, igualmente carismático). Os dois se casam e têm um filho. Mas, durante a 1ª Guerra Mundial, o futuro ditador se envolve com outra, volta consagrado do conflito, ascende ao poder e começa a 'apagar' a existência de Ida - que chega a ser isolada em um hospício, longe do filho.

Felizmente, o veterano diretor Marco Bellocchio sabe que não apenas o horror fica gravado na memória, mas também o belo. 'Vencer' tem uma das mais incríveis fotografias do ano, emoldurada pela dramática trilha composta por Carlo Crivelli.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.