Estadão
12 de março de 2010 | 13h31
Este post faz parte da série de resenhas publicadas no Guia do Estadão sobre filmes que concorreram ao Oscar e estão em cartaz.
Julie & Julia | Julie & Julia, EUA, 2009
Indicação | Melhor Atriz, para Meryl Streep
Julie & Julia conta duas histórias: a de Julia Child (Meryl Streep), autora do livro que apresentou a cozinha francesa à dona de casa americana dos anos 60, e uma outra, de uma garota que decide testar, 40 anos depois, as receitas descritas pela chef – e que você assiste enquanto espera para ver Julia (e Meryl) outra vez.
Figura determinada, Julia estudou na escola parisiense Le Cordon Bleu (onde os alunos avançados eram todos homens), trabalhou por oito anos em seu livro, Mastering the Art of French Cooking,e foi ensinar receitas na TV.
Era uma mulher grande (de 1,88 m), expansiva e com um jeito peculiar de falar. Nas mãos de uma atriz como Meryl e uma roteirista como Nora Ephron), virou um personagem magnético. Leve e divertido, o filme conta como ela e Julie Powell (Amy Adams), a blogueira que testou suas receitas, fizeram do prazer de comer uma motivação para a vida. Mas é nos argumentos de Julia que você prestará mais atenção. (Rafael Barion)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.