O que um solteiro que vive só tem deve ter na cozinha? a chef Adriana Cymes fez a lista

Estadão

12 de maio de 2010 | 16h00

DSC_3132.JPG

 

Adriana Cymes, além de chef do novo bar Número, vem de uma família gourmand e tem o buffet Arroz de Festa. Cymes fez uma lista do que é essencial ter na geladeira de para um ou uma solteiro(a) que vive só e as vezes tem que fazer bonito na cozinha. E não viver só de danones e bolachas. Eu pelo menos sou assim.

A lista:

Mostarda de Dijon
É sempre ótimo ter na geladeira um vidro de mostarda de Dijon para fazer uma bom vinagrete para salada e para acompanhar carnes grelhadas. A minha grande dica é colocar uma colher de chá de mostarda de Dijon nos molhos feitos à base de queijo, sua acidez contrasta muito bem com os queijos, até no fondue fica uma delicia.

Vinagrete de mostarda de Dijon: 1/2 xic de azeite, 1/8 xic de vinagre balsâmico envelhecido, 1 colher de chá de mostarda dijon, sal a gosto, 1 colher de chá rasa de açucar mascavo (de preferência). Em uma vasilha coloque o vinagre, a mostarda, o açúcar e o sal, misture e vá derramando vagarosamente o azeite em fio para emulsificar. Acerte o sal. Sirva sobre salada de folhas com amêndoas laminadas salpicadas.
Balsâmico envelhecido
Quer dar um plus na sua salada do dia-a-dia? Compre um bom balsâmico envelhecido por, no mínimo, 8 anos. Ele é bem menos ácido e mais encorpado, ele com um azeite já deixam a sua salada top.

Amêndoas laminadas
É um super ingrediente para finalizar saladas, massas e até mesmo risotos, pois dá uma crocância no prato.

Arroz 7 grãos
Adoro colocar texturas nos meus risotos, principalmente os mais suaves, como o de limão. Também é bom para fazer salada de grãos e é super saudável.
Cozinhe o arroz 7 grãos como na embalagem e reserve. Faça o risoto como de costumes e na hora de finalizar, ao colocar a manteiga e o parmesão, junte o arroz sete grãos e misture bem. Deixe abafar por 3 minutos. A cremosidade do arroz arbóreo misturado aos grãos integrais é muito interessante. Proporção 2/3 de arroz arbóreo para 1/3 de sete grãos.

Figo fresco
Perfeito para improvisar uma sobremesa deliciosa de última hora. Também fica bom em saladas e para acompanhar queijos.
A receita é super baba: corte um figo fresco ao meio e coloque sobre ele uma bola de um bom sorvete de doce de leite.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: