Estadão
01 de maio de 2010 | 15h16
Esta semana houve a feira ExpoVinis. Experimentei um bom vinho do frances Julian Seydoux.
Chateau Estanilles: pas mal du tout
Agora… Não tem conversa mais chata do que a de gente metida a conhecer vinho. Fiz Cordon Bleu, a escola de cozinha, que, quer saber? é uma escola famosa no Brasil e muito popular na Asia, mas que, ao contrário do que pregam por aí, não é nem de longe a melhor escola de cozinha da França. Entre franceses a escola é piada e os professores? Alguns respondem na corte por assesio sexual a aulnas. Eu estive lá, sei o que estou falando. Pergunte a um francês gourmand sobre Cordon Bleu… vai provavelmente bufar antes de dizer algo sobre a escola. De qualquer forma, fiz aula de vinhos na escola e, sinceramente acho que há vinho bom e vinho ruim – e que, mesmo que os connoisseurs tenham seu vocabulário e fricotes ridículos, que, de fato, aprende sobre vinho… bebendo.
De qualquer maneira fazer vinho é legal. Em 2007, que foi ótimo para vinhos argentinos, fui a Mendoza com o Grupo LVMH nas vínicolas da Terrazzas. Programa divertidésimo, portanto interessante contra que a turma da The Wine School te leva para fazer o mesmo programa – e a próxima trip será em 8 de maio para Bento Gongalves na vinícola da Miolo.
A escola criou o programa Enolo-Go. “O Enolo-Go possibilita que pessoas que mas que não possuem formação técnica na area facam um vinho acompanhados de uma equipe de enólogos que vai escolher a uva, o terroir”, conta Eugênio Echeverria, diretor da The Wine School
Quais as etapas?
Definição do estilo do vinho.
Seleçionar o tipo de uva: a equipe do Eugênio selecionou os terroirs da Argentina e do Chile, apesar de que você, se tiver, pode levar sua uva.
Vinificação: o processo de vinificação em pequena escala, controle e monitoração da evolução do vinho, da a uva a garrafa.
Envelhecimento: de 6 e 24 meses, o vinho amadurece em barricas selecionadas para evoluir e ganhar complexidade.
Embalagem: enquanto o vinho repousa, a Enolo-Go desenvolve o rótulo com você. E terminado o processo, são entregues 25 caixas de vinhos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.