Dora Kramer: sem receios de ir contra-tendência

Estadão

07 de abril de 2010 | 20h02

Nos habituamos a ler notinhas e legendas e a tendência é… nos acostumarmos a ler menos e menos. Isso é péssimo. Consumir informação em pílulas faz com que falte conteúdo para pensamento reflexivo – e sem reflexão não há como ter uma opinião. Daí a vontade de escrever sobre o livro da Dora nesse espaço de tendências.

É importante contestar as tendências. E a Dora faz isso magnificamente bem. É uma crítica apurada, que analisa e reflete sobre o cotidiano há 15 anos. Hoje autografa O Poder pelo Avesso na carioca Livraria Argumento; anteontem lançou o livro em São Paulo, na Livraria da Vila. São 99 crônicas escolhidas entre as diárias dos últimos 9 anos – desde 92, quando FHC estava na presidência e Lula, armado para as eleições.

Rezam compêndios jornalísticos, que notícia se vende pelas manchetes. Dora faz as suas com humor simples e direto, como em O Silêncio dos Indecentes, Osso duro de largar, Teúdos e Manteúdos ou O Fiador da Reincidência. Mas se supera em Autossuficiente da Silva e em Uma nação de cócoras, última coluna da coletânea, escrita em outubro de 2009. Nela, a articulista desnuda a paralisia do país diante da popularidade de Lula, mesmo quando o presidente ultrapassa todos os limites da lei. “Os poderes, os partidos, os políticos, as instituições, as entidades organizadas e a sociedade estão todos intimidados, de cócoras ante um mito que se alimenta exatamente da covardia alheia de apontar o que está errado”, registra. É uma boa leitura para você, meu jovem amigo, interpretar com mais cuca fresca as promessas de candidatos nesse ano de eleição. Reflexir é essencial; e saber quando e como ir cotra-corrente também. Mas sem informação, corremos o risco de sermos, como diz a Dora fiadores da reincidência.

Nunca tenha medo de dar sua opinião, se estiver munido de informação. A prova? Olha só quem passou para pegar um autógrafo da Dora:

Em sentido horário: Dora, o tucano Andrea Matarazzo, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o Governador paulista em exercício Alberto Goldmann, Xixo Graziano, Mônica Waldvoguel e o senador Eduardo Suplicy

Em sentido horário: Dora, o tucano Andrea Matarazzo, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o Governador paulista em exercício Alberto Goldmann, Xixo Graziano, Mônica Waldvoguel e o senador Eduardo Suplicy

O Poder pelo Avesso
Editora Barcarolla
416 páginas
R$ 39,00