Pérola Negra, Tom Maior e Águia de Ouro: ‘irmãs’

Estadão

06 de fevereiro de 2012 | 17h27

 

Advogado e historiador do carnaval paulistano, Lírio Gomes disse à coluna que a Pérola Negra surgiu de uma fusão do bloco Acadêmicos da Vila Madalena com o Bloco da Bruxa na Praça Benedito Calixto. O empresário Carlinhos Maracanã foi seu primeiro presidente. A escola foi formalmente registrada em 7 de agosto de 1973, mas antes disso, uma divergência entre seus integrantes resultou no surgimento da Escola de Samba Tom Maior, registrada em 14 de fevereiro de 1973 no bairro de Cerqueira César, também na zona oeste. A agremiação também recebeu vários componentes da Camisa Verde e Branco que deixaram a escola da Barra Funda, na época presidida pelo falecido Inocêncio Tobias.

Depois que saiu da Pérola Negra, Carlinhos Maracanã fundou na Pompeia, na zona oeste, a Águia de Ouro. Essas três agremiações, que foram da UESP– União das Escolas de Samba Paulistanas – hoje fazem parte do Grupo Especial das Escolas de Samba da LIGA.

 

Bloco da Grande Família

A Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp), contratada pela SPTuris para realizar desfiles em vários pontos da cidade, faz hoje, às 12h, apresentações das bandas e blocos oficiais. A atração de hoje é o Bloco da Grande Família, na Av. Engenheiro Caetano Alvares, 7.599, na Vila Invernada.

 

Maluco Beleza na São Lucas

Marcos Cesar Polite, presidente da Unidos de São Lucas, que defende o enredo Raul Seixas, o Maluco do Roque no Samba Beleza, disse que terá 2 mil componentes na avenida. Os ensaios da escola do Grupo de Acesso ocorrem às quartas e domingos, às 20h, na Rua Dr. Silvio Noronha, 35, no Parque São Lucas.

 

Fesec ajuda a avaliar ensaios

Carlos Marques, o Boca, dirigente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo(Fesec ), disse que jurados da entidade estão avaliando os ensaios técnicos no Anhembi.

 

Renovação na Rosas de Ouro

Dora Paixão, voordenadora do Projeto Renovação da Sociedade Rosas de Ouro, com 40 meninas e 14 meninos da comunidade, todos passistas, disse que intenção do projeto é fazer com que participem das várias atividades da entidade.

 

Os melhores compositores

A mostra São Paulo Expo-Samba vai reunir, em CD e DVD e em exibição por TV Web, alguns dos novos talentos em composição. A iniciativa é de José Maria Monteiro.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: