Não haverá um ambiente "normal" daqui pra frente porque o modelo tradicional de teatro não existe mais
O silêncio nem sempre foi opção. Nos anos 1970 e 1980, quando os bailes de voguing, o ballroom, fervilhavam em Nova York, responder com música e coreografias também fazia parte da existência. Nessa época, os queer floresceram em um ambiente adverso, protagonizado por por latino-americanos, negros e marginais. O brilho dos vestidos concorreu com as
O grande desafio de textos celebrados é que as obras parecem antecipar sua própria identidade em nossa imaginação. Shakespeare, por exemplo, enfrenta um imaginário que só parece fortalecer sua dramaturgia, ao longo dos séculos. Ao lado dele, Nelson Rodrigues e Beckett também sustentam um ecossistema criativo autônomo e desbravá-lo faz parte de uma saga essencial
Não são simples os caminhos para se estudar a obra de Nelson Rodrigues. O grande dramaturgo pernambucano fez do Rio de Janeiro cenário e tema para as peças nacionais mais montadas no País. Ao acolher a leitura de sua produção se faz necessário olhar atento ao passado, de montagens a encenadores, de críticos a especialistas.
Foi no final do segundo dia da Mostra de teatro Qualificação em Artes que a programação começou a fazer sentido. Do discurso idealista da Cia Pagu ao silêncio revelador da Cia Camarim, algo mais havia de ocupar os diversos espaços de linguagem e comunicação na mostra. Um dos principais destaques, o Coletivo Verum, de Santos,
Depois de um dia com experiências cênicas que se apoiam na força da palavra e na contundência do discursos com centro da cena, a montagem da Cia Camarim, de Sorocaba, rompeu com esta ordem. Inspirada em O Tambor, texto de Zeami Motokyo – gênio do teatro tradicional japonês -, a companhia aposta em conceber uma
Fazer sobressair da violência energia para a luta não é coisa fácil. Pede-se ainda mais. Beleza e um sorriso no rosto. Não parece coisa que caiba na vida de cangaceiras, de mulheres guerreiras. Em ‘Maria de Quem?’, da Cia Pagu, é a primeira, e talvez a única pergunta que seja necessária ser feita. A montagem
Seja no absurdo de Beckett ou nos rinocerontes de Ionesco, a crueldade integra um caminho formidável do caráter tão antigo do homem civilizado. Pela mão forte da violência fundou-se sociedades e gerir o poder implica reconhecer que o punho cerrado também é capaz de mobilizar populações, em tempos fanáticos. Tal como a paz, a crueldade
O olhar atento às experiências de imersão em obras artísticas e virtuais sempre mobilizou inovações na tecnologia. A realidade dos games, por exemplo, evoluiu dos pixels para a constante atualização dos gráficos, cores e jogabilidade, com o intuito de deslocar a criação majestosa de um jogo, moldando a vivência por parte do jogador que habita
Não é estranho perceber que a cena teatral paulista atual e ao redor aglutina, entre artistas independentes, uma mobilização criativa, que quase sempre é definida por recorrer a recursos identitários. Há sete, oito anos, a vocação de coletivos e seus artistas era a de elaborar manifestos contra o que consideram a barbárie de um mundo
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