Pesquisadora encontra álbum inédito com músicas de Lou Reed
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Pesquisadora encontra álbum inédito com músicas de Lou Reed

Musicóloga se deparou com o material em busca no Andy Warhol Museum Archives

Alexandre Ferraz Bazzan

04 de novembro de 2019 | 18h48

Foto: Mick Rock

Ouvir rock em 2019 parece um trabalho de historiador. As maiores obras do gênero estão no passado ou eclipsadas pelos grandes trabalhos do hip-hop atual. A musicóloga Judith Peraino, entretanto, levou essa máxima a um outro nível. A pesquisadora da universidade de Cornell, nos EUA, fez uma busca aprofundada no Andy Warhol Museum Archives e “sem querer” encontrou um álbum inédito que Lou Reed fez para Warhol.

O relacionamento dos dois começou quando Warhol foi atrás de uma banda para seu projeto Exploding Plastic Inevitable e encontrou o Velvet Underground. Reed sempre viu o artista pop como um de seus mentores, mas poderia ser tão doce como cruel com aqueles próximos a ele.

Foto: Divulgação

Os dois flertaram por muito tempo com a ideia de criar um musical para a Broadway. Inicialmente, a plataforma seria o disco Berlin, de Reed. Em 1975, Warhol finalmente realizou o desejo de fazer o espetáculo teatral com John Phillips, do Mamas & the Papas, mas o resultado foi um fiasco. A peça Man On The Moon saiu de cartaz poucos dias após a estreia.

No mesmo ano, Warhol lançou o livro THE Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again) e voltou a abordar Reed sobre uma possível colaboração. A proposta é que o compositor escrevesse músicas baseadas na obra. Reed, cheio de entusiasmo, teria gravado as canções em um dia e mostrado para Warhol, mas a nova descoberta de Peraino vai na direção oposta dos acontecimentos conhecidos até então.

Para a pesquisadora, a fitinha não é uma coleção de músicas de um compositor empolgado. Pelo contrário. O lado 1 traz gravações de uma bem sucedida turnê de Reed pela Europa, enquanto o lado 2, baseado no livro de Warhol, seria como se o cantor estivesse apontando para os fracassos do amigo e mentor.

O áudio, infelizmente, não tem data para ser publicado. Uma reportagem do New York Times diz que uma disputa entre os direitos das músicas impediu que Peraino sequer transcrevesse todo o material para o seu trabalho acadêmico. Pelo mesmo motivo, o conteúdo ainda deve ficar restrito a especialistas e pesquisadores por muito tempo.

Tendências: